Pesquisar este blog

domingo, 16 de novembro de 2014

O mundo de Matrix para o ano de 2199


Matrix – Parte I 
Escrito e dirigido pelos Bhothers  Wachowski

Joaquim Luiz Nogueira 

Nas palavras de Morfeu

Você se sente como Alice, entrando na toca do coelho ou tem o olhar de um homem que aceita o que vê. Você está esperando acordar, não sabe explicar, mas você sente. Há algo errado com o mundo, você não sabe o que é, mas há. É como um zunido na sua cabeça
A Matrix está em todo lugar, você a sente quando vai para o trabalho, quando liga a TV, quando abre a janela, quando vai para igreja, quando paga seus impostos. É o mundo que foi colocado diante de seus olhos. A verdade é que você é um escravo e como todo mundo, você nasceu num cativeiro, numa prisão que não consegue sentir ou tocar, uma prisão para sua mente.  Infelizmente, é impossível dizer o que é a Matrix.
Se você tomar a pílula azul, a história acaba e você acorda em sua cama acreditando no que quiser acreditar. Se você tomar a pílula vermelha, ficará no País das Maravilhas..e poderá ver até onde vai a toca do coelho..Tudo o que lhe ofereço é a verdade, nada mais.
O tempo está sempre contra nós A pílula que você tomou é parte de um programa .Ela interrompe seus sinais portadores. Você já teve um sonho que pareceu ser verdadeiro? E se você não conseguisse acordar desse sonho? Qual é a diferença entre o mundo dos sonhos e o mundo real?  
Bem vindo ao mundo real do ano 2199. Aqui, transmitimos sinais piratas para dentro da Matrix .Temos programas de carregamentos para tudo. Sua aparência é o que chamamos de auto-imagem residual, É a projeção mental de seu “eu”  digital.
O que é o real? Como você define o real? Se está falando  do que consegue sentir , do que pode cheirar, provar  e ver, então,  “real”  são sinais elétricos interpretados pelo cérebro. O mundo como você conhece é uma simulação neurointerativa, que chamamos de Matrix. Você vive num mundo de sonhos, então, “Bem vindo ao deserto do real” .
Temos apenas pequenas parte de informação, pois assim que criamos a inteligência Artificial no final do século XX , uma consciência singular  gerou uma raça inteira de máquinas. Se ao longo da História nós dependemos de máquinas para sobreviver, em 2199,  as máquinas passaram a usar os corpos humanos  para retirar energia para a sobreviverem delas , isto é, os humanos, tornaram se baterias e passaram a ser cultivado , pois Matrix é controle. É um mundo dos sonhos gerado por computador, feito para nos controlar e para transformar o ser humano em bateria, força e energia para as máquinas.
Nunca libertamos uma mente após ela atingir certa idade, pois a mente tem problemas em esquecer Enquanto a Matrix existir, a raça humana nunca poderá ser livre. E o oráculo profetizou a sua volta (Neo) e sua chegada coroaria a destruição da Matrix e o fim da guerra 
Eu quero libertar a sua mente, mas só posso te mostrar a porta, você é quem tem de atravessá-la e se livrar do medo, da dúvida e da descrença. Liberte sua mente. É ela que torna as coisas reais, mas o corpo não vive sem a mente.
A matrix é um sistema, esse sistema é nosso inimigo. As pessoas fazem parte deste sistema, e isso, fazem delas nossas inimigas. A maior parte destas pessoas não está pronta para acordar e muitos estão inertes, tão dependentes do sistema, que vão lutar para protegê-lo.

Qualquer um que ainda não esteja libertado é um agente em potencial dentro da Matrix.  Eles são todos e não são ninguém. São os porteiros, protegem todas as portas e têm as chaves, cedo ou tarde teremos que lutar com eles. Mas onde outros falharam, você (Neo) vencerá. A força e a velocidade deles se baseiam num mundo feito de regras. Por causa disso eles não podem ser tão fortes ou rápidos como você. Tente não pensar em termos de certo ou errado. 

Sr. Smith (a máquina) 

Você tem uma vida dupla, uma é de cidadão e a outra é dentro do computador, uma tem futuro à outra não. As coisas acontecem como no sonho, quando você perde a capacidade de falar, sua voz não é permitida.
A primeira Matrix foi criada para fazer um mundo sem sofrimento, onde todos eram felizes, Foi um desastre, ninguém aceitou o programa. Não tínhamos a linguagem certa para descrever o mundo perfeito dos humanos.  
“Como espécie os seres humanos definem a realidade através da desgraça e do sofrimento” Então, o mundo perfeito era um sonho do qual o cérebro primitivo dos humanos  tentava acordar. E por isso a Matrix foi recriada assim, no ápice de sua civilização. Sua civilização, porque quando começamos a pensar por você, tornou-se nossa civilização.
O que, claro, é a razão disso tudo, a evolução, que como os dinossauros, .vocês tiveram o seu tempo. O futuro é nosso mundo, nosso tempo, então, “Nunca envie um humano para fazer serviço de uma máquina”
Os humanos não são mamíferos, pois todos os mamíferos do planeta, instantaneamente entram em equilíbrio com o meio ambiente. Mas os humanos não. Vocês vão para uma área e se multiplicam, até que todos os recursos naturais sejam consumidos. Depois, a única forma de sobreviverem é indo para outra área. Há um outro organismo neste planeta que segue o mesmo padrão. Você sabe qual é? Um vírus. Os seres humanos são uma doença, um câncer neste planeta. Vocês são uma praga. E nós (as máquinas) somos a cura.

TRINITY

“Eu estava procurando uma resposta” “È a pergunta que nos impulsiona” “É a pergunta que te trouxe aqui” Se você procura a Matrix, ela também está a sua procura. E ela te encontrará se você desejar. A Matrix não pode dizer quem você é. 

As palavras dos técnicos da resistência

Você sempre a vê a Matrix codificada? Pergunta Neo.. È necessário, os tradutores de imagem trabalham com os programas da construção. Mas há informações demais para codificar na Matrix assim “A ignorância é maravilhosa”  Esse personagem foi o traidor no filme.
“Negar nossos impulsos é negar aquilo que nos faz humanos” frase de personagem  _ Mouse.

O oráculo
O que vai mesmo fazer seus miolos queimarem é: você teria quebrado o vaso se eu não tivesse dito nada?  Conhece a ti mesmo? “Ser o escolhido é como estar apaixonado”. Ninguém pode dizer se você está. Você simplesmente sabe e não tem dúvida. Você tem o dom, mas parece que está esperando por algo.

Neo
Um mundo sem regras e controle, sem  limites e fronteiras . Um mundo onde tudo é possível. Para onde vamos daqui, é uma escolha que deixo para você .

Filosofia da empresa de software do filme
: “cada funcionário faz parte de um todo, logo, se um funcionário tem problema, a empresa tem problemas” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário