Pesquisar este blog

domingo, 9 de novembro de 2014

Algumas diferenças entre acreditar e conhecer


Prof. JoaquimLuizNogueira
Trad.Livre de The subject supposed to believe p.106 
Livro: The Plague of Fantasies / Slavoj Zizek

O sujeito pretenso para acreditar, possui uma característica fundamental constituída pela ordem simbólica, algo que é oposta a outra, pois é mais conhecida, que oferece a noção que o sujeito supostamente já conhece. Quando Lacan fala de um sujeito propenso para conhecer, aquilo que não é a norma, mas a exceção, na qual ganha pelo  valor de contraste no sujeito pretenso para acreditar, pois é uma característica padrão da ordem simbólica. Então o que é um sujeito pretenso para acreditar?

É o reverso da ordem “normal” e que tem uma clareza de conotação teológica, como numa verdadeira religião, quando primeiro eu acredito em Deus e, então, sobre  o meu acreditar, torna-se apta minha fé.  Neste sentido, um analista não é um empirista, que propõe ao paciente, diferentes hipóteses, mas que pesquisa profundamente o relato e sobre eles, incorpora certezas absolutas ou desejos inconscientes.

Temos então duas noções, a do sujeito pretenso a acreditar e a do sujeito pretenso para conhecer. Não são elementos simétricos, pois, acreditar e conhecer no status radical lacaniano do Grande Outro, esse primeiro é instituição simbólica na qual “acreditar não é conhecimento”, já que acreditar é simbólico e o conhecimento é real. O Grande Outro envolve e religa a confiança, assim, acreditar é sempre uma reflexão mínima, que também significa, “um acreditar no acreditar do outro”. Quanto ao conhecimento, este é precisamente o “não conhecimento sobre o fato que outro conhece”. Por essa razão, eu posso acreditar através do outro, mas eu não posso conhecer através do outro, ou seja, o que o outro está propenso a conhecer, eu não posso conhecer através dele.

Nós necessitamos em esquematizar o Outro como na “Religião ou na Ética” fundamentalista para seguir unicamente um caminho? Acreditar é ver sempre a função de “aproximar aquilo que está distante”, numa ordem do acreditar, que afirma existir alguma garantia para a mesma.Uma garantia que é sempre diferente, deslocada e não presente. Como então acreditar ser possível? Como é esse circulo vicioso que conclui o acreditar? O ponto, claramente lógico, é aquele que o sujeito acredita diretamente, sem necessitar que exista de verdade, e o sujeito passa a  operar. È suficiente que o sujeito pressuponha a existência e simplesmente acredite nela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário