Pesquisar este blog

domingo, 23 de novembro de 2014

Matrix Reloaded: Ilusão, escolhas e realidade


Prof. Joaquim Luiz Nogueira 

Matrix Reloaded

O filme, assim como o primeiro, nos convida a reflexão ou a recarregar  com  nossos sonhos, ou seja, nos acena com as palavras como: acreditar, confiar, oráculos, profecias e messias.

Com a palavra Morfeu:
 “Não acho que seja uma questão de esperança, é só questão de tempo”, pois acredito em algo que vocês não acreditam, ou seja,  estou aqui não por causa do caminho que vou percorrer, mas por causa do caminho que já percorri. “Algumas coisas nunca mudam, e outras mudam”  e “Tudo começa com uma escolha” . Não viemos para cá por acaso, eu não acredito no acaso, vejo na providência  um propósito. Isto é uma guerra e nós somos soldados.e a  morte pode chegar a qualquer momento, em qualquer lugar.
Os membros do conselho da cidade de Sion
 “Ninguém quer saber como algo funciona, basta que funcione”  O que é controle?  Argumentar é inútil,  acredito que tudo tem um motivo ..Só espero que entendamos esse motivo antes que seja tarde “O entendimento não é um requisito da cooperação”
A visão do oráculo
 Não tem como saber, apenas que a escolha é sua.  Você precisa entender porque fez certa escolha?  Todos estamos aqui para fazer o que estamos aqui para fazer!. Vê os pássaros, um programa já foi escrito para governá-los. Outro para cuidar das árvores, do vento, da aurora e do crepúsculo . Há programas em toda parte. “Aqueles que cumprem sua função direito, são invisíveis”  Você nem nota  que estão aqui. Já os outros ... Bem .. Você sempre ouve falar deles.
  Cada vez que ouve falar que alguém viu um fantasma ou um anjo e todas as histórias sobre vampiros, lobisomem ou alienígenas resultam do sistema assimilando um programa que fez o que não devia. O programa costuma optar pelo exílio, quando está para ser deletado.
Porque um programa seria deletado? Talvez por estar com defeito ou porque foi criado um outro melhor , acontece o tempo todo. E, quando acontece , o programa pode optar por se esconder aqui ou voltar à fonte. Para onde você deve ir. É onde o caminho do escolhido termina. Você o viu em seus sonhos, não? -  Pergunta o oráculo a Neo.   A porta feita de luz? O que acontece quando você entra?  Está vendo o mundo de fora do tempo e jamais conseguimos ver além das escolhas que não entendemos.. Você já fez a escolha, agora precisa entendê-la , porque você é o escolhido.     

Sr. Smith e a liberdade
Por sua causa, não sou mais agente do sistema. Por sua causa, mudei,estou desconectado. Um novo homem por assim dizer. Como você, aparentemente livre. Mas como você sabe, as aparências enganam. O que me traz de volta ao motivo de estarmos aqui. Não estamos aqui porque somos livres, mas porque não somos. Não há como fugir da razão, como negar o propósito, pois como ambos sabemos, sem propósito, não existiríamos. Foi o propósito que nos criou. O propósito nos conecta. Ele nos impele e nos guia. Ele nos motiva e nos define. O propósito nos une. Nós estamos aqui por sua causa.  

Merovíngio  e a causalidade 
Há uma regra universal – causalidade. Ação e reação, causa e efeito. Escolha é uma ilusão criada entre os que têm poder e os que não têm. Vejo cada linha do programa criando um novo efeito é como um poema. O que importa é a sensação em si. Essa é a natureza do universo. Por baixo de nossa aparência posada, a verdade é que estamos completamente fora de controle.
A causalidade, não há como escapar dela, somos seus eternos escravos. Nossa única esperança, nossa única paz é entendê-la. Entender o porquê?. O porquê é o que separa as pessoas uma das outras. É a única fonte de poder. Sem ele todos são impotentes. Sem um porquê, não tem poder.  Somos todos vítimas da causalidade.

O Chaveiro e o enigma da fonte
Existe um prédio e neste prédio há um andar que nenhum elevador atinge, e nenhuma escada alcança. Esse andar é cheio de portas. As portas levam a muitos lugares, lugares ocultos. Mas uma porta é especial e leva à fonte. Este prédio é protegido por um sistema muito seguro. Mas, como todo sistema tem um ponto fraco, isto é,  obedece as regras do prédio. É um sistema construído sobre outro.

O Arquiteto e criador da Matrix explicando a natureza humana
Sua vida é o resultado de uma equação irregular inerente à programação da matrix. É a eventualidade da anomalia, que por mais que eu me esforce não consigo eliminar da restante harmonia de precisão matemática. Embora tal fardo seja assiduamente evitado, não é inesperado, e, portanto, não está livre de certo controle e isso levou você inexoravelmente até aqui.  
A matrix é mais antiga do que você pensa, prefiro contar o número de anomalias integrais que surgem. Neste caso, esta é a sexta versão, cinco antes de mim. A anomalia é sistêmica e cria flutuações até nas equações mais simples e imita a imperfeição inerente a todo ser humano.
A matrix foi reconstruída para que refletisse as várias monstruosidades da natureza humana. Acabei entendendo que a tão buscada solução requeria uma mente menor ou talvez uma mente menos presa aos parâmetros da perfeição. Assim a solução foi descoberta acidentalmente por outro programa intuitivo, cujo  objetivo,  inicialmente, foi investigar certos aspectos da psiquê  humana e se eu sou o pai da matrix, ela ( o oráculo) sem dúvida,  é a mãe.  
A solução que ela (o oráculo) achou  fazia 99% das cobaias aceitarem o programa, contanto  que tivessem escolhas, ainda que só percebendo essa escolha no nível subconsciente. Embora funcionasse, havia uma falha fundamental, que criava a contraditória anomalia sistêmica que, quando não controlada, ameaçava o próprio sistema. Então, sem controle, os que recusam o programa, embora em minoria, constituem uma probabilidade crescente de desastre.
A negação é a mais previsível das reações humanas, assim, a função do escolhido agora é voltar a fonte, disseminar parte da programação  e se reinserir ao programa original.

 Há formas de sobrevivência que nós (a matrix) estamos  preparados para aceitar, mas será que você está preparado para receber.A forma como você sente é bem mais especifica, estou falando de amor. É a anomalia revelada como início e fim. O problema é a escolha, que movida pela química das emoções esmaga a lógica e a razão. Sendo que, a  esperança é a ilusão humana quintessência, simultaneamente a fonte de sua maior força e de sua maior fraqueza. 

Veja também 
http://gestaodosucesso.blogspot.com.br/2014/11/o-mundo-de-matrix-para-o-ano-de-2199.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário