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sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Atraso Escolar e o exemplo da Finlândia

Joaquim Luiz Nogueira 

       Quando somos convidados a fazer um dia de reflexão sobre a qualidade do ensino em nossas escolas brasileiras, logo, pensamos nas dificuldades de trabalhar com alunos, cujo desempenho se encontra muito atrasado em relação da série/ano em que se encontram matriculados, veja este exemplo de uma escola qualquer, segundo o gráfico abaixo:


QUESTÕES
HABILIDADES
1
Compreender as principais características do sistema decimal: significado da base e do valor posicional.
2
Conhecer as características e propriedades dos números naturais: significado dos números primos, de múltiplos e de divisores.
3
Saber realizar operações com números naturais de modo significativo (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
4
Saber realizar operações com números naturais de modo significativo (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
5
Saber realizar as operações de adição e subtração de frações de modo significativo.
6
Saber realizar as operações de adição e subtração de frações de modo significativo.
7
Compreender o uso da notação decimal para representar quantidades não inteiras, bem como a ideia de valor posicional.
8
Saber realizar e compreender o significado das operações de adição e subtração de números decimais.
9
Saber realizar medidas usando padrões e unidades não convencionais; conhecer diversos sistemas de medidas.
10
Saber transformar frações em números decimais e vice-versa.

11
Saber realizar medidas usando padrões e unidades não convencionais; conhecer diversos sistemas de medidas.
12
Conhecer as principais características do sistema métrico decimal: unidades de medida (comprimento, massa, capacidade) de transformações de unidades.
13
Compreender o significado das frações na representação de medidas não inteiras e da equivalência de frações.

Será que para sair de uma situação como esse exemplo acima, não teríamos de refletir sobre algumas regras básicas da Finlândia,vejamos como ´funciona naquele país:

1)Todas as crianças têm direito ao mesmo ensino. Não importa se é o filho do premiê ou do porteiro.
2)Todas as escolas são públicas, e oferecem, além do ensino, serviços médicos e dentários, e também comida.
3) Os professores são extraídos dos 10% mais bem colocados entre os graduados.
4) As crianças têm um professor particular disponível para casos em que necessitem de reforço.
5) Nos primeiros anos de aprendizado, as crianças não são submetidas a nenhum teste.
6) Os alunos são instados a falar mais que os professores nas salas de aula. (Nos Estados Unidos, uma pesquisa mostrou que 85% do tempo numa sala é o professor que fala.)
Fonte: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/por-que-a-finlandia-esta-fascinando-o-mundo-com-seu-sistema-de-educacao/

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