Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Resenha sobre o livro Saiba como obter sucesso em contextos sociais diferentes

Resenha elaborada pelo Prof. Elvair Grossi, autor do livro "Um menino Poetinha" após análise do livro "Saíba como obter sucesso em contextos sociais diferentes"

Percebe-se, numa leitura sem compromisso ou, porque não dizer, menos atenta, que o professor Joaquim Nogueira, neste ensaio sobre: como obter sucesso em contextos sociais, solfeja uma certa decodificação de algumas categorias dos signos sociais, deixando transcorrer para um leitor desavisado, que tudo isso seria apenas um simples exercícios de lapidação e auto-ajuda, direcionado ao eixo social, profissional etc. Isso se dá, devido a constituição de uma linguagem simplicista.

Mas, numa leitura mais atenta, é possível observar uma certa profundidade e abrangência dessas categorias, como: a experiência do olhar, ambientes favoráveis, a conquista do outro, construções de ideias etc, na qual reside a grande importância deste trabalho. Pois, quando estamos imergidos em qualquer que seja o contexto social, passamos a organizar nossas necessidades e nossos prazeres, nossas preferências e nossos temores, com base naquilo que vemos,que presenciamos ou naquilo que queremos, uma vez que a busca e o querer é inerente ao homem, o que passa a ser um fato.

Sendo assim, verifica-se que este ensaio, sustentado por meio de um corpo teórico de natureza científico, social, profissional e amparado por um certa linha semiótica, apresenta-nos algumas formas de enxergar e de administrar “isso” que, no dia a dia, podemos chamar de situação de risco, de conflito ou, de forma mais vulnerável e fragilizada, falta de sorte, falta de sucesso etc.

O ensaio, de natureza sociológica, tendo como proposta decodificar alguns signos sociais e examinar atitudes e ações do ser humano posto no convívio coletivo , abre uma fenda de múltiplas possibilidades de estudo, pesquisa e, principalmente, de convivência social.


Saiba mais sobre o autor de Saiba como obter sucesso em contextos sociais diferentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário