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quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Mercado Global e Educação

Joaquim Luiz Nogueira

Richard Sennett, em seu livro intitulado “ A corrosão do caráter” faz uma análise do mundo após a quebra da bolsa de 1929 e a Segunda Guerra Mundial. Nesse momento as comunidades de imigrantes nos Estados Unidos passaram a viver o chamado “sonho americano”. Para essas famílias tudo o que importava era que os seus filhos tivessem estudo e uma vida diferente daquela luta sofrida de imigrantes.

Nesse período, essas famílias contavam com uma estabilidade no emprego, garantida por sindicatos fortes, Estado assistencialista, organizações hierárquicas e narrativas lineares de uma vida com planos de longo prazo. As virtudes dessa fase era a confiança, o compromisso mútuo e o senso de objetivo. Os filhos do sonho americano encontraram um mercado global para trabalhar e educar a nova geração. Veja como Sennett coloca os valores nessa nova sociedade:

Mercado Global

Educação

No mundo das novas tecnologias, não há longo prazo, mas em curto prazo e a forma de administrar é em rede;

A necessidade das crianças não se encaixa na necessidade do trabalho dos pais, assim, falta a disciplina ética dos filhos;

As roupas elegantes se tornam plumagem dos negócios, num aspecto fugitivo das amizades;

Os pais temem que seus filhos se tornem “pequenos ratos”, rondando ao léu pelas ruas, praças e shopping, enquanto trabalham;

Os empregos passaram a chamar “campo de trabalho” e Projeto. E as tarefas no trabalho, são constantemente redefinidas;

Os filhos vêem a luta dos pais como algo natural. A mudança significa não se comprometer, não se sacrificar;

No trabalho em equipe se caracterizam os laços sociais fracos e a blindagem para enfrentar a realidade é o distanciamento entre as pessoas.

Em casa, o trabalho em equipe assinala uma ausência de autoridade e de orientação firme na criação dos filhos;

A nova economia prega os valores do camaleão em uma sociedade composta de episódios, fragmentos e flexibilidade.

Os pais sabem ouvir muito bem os filhos em vez de ditar a lei; em conseqüência, muitas crianças permanecem desorientadas;

A mudança significa ficar a deriva;

Pessoas à vontade em relação a não calcular as conseqüências ou não saber o que virá depois;

Nós educadores (as), muitos de nós também nos encontramos no chamado “sonho americano”, principalmente quando nos deparamos com crianças que não conhecem limites ou respeito para com os professores. E os pais? O aluno (a) responde estão trabalhando ....

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