Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Sessenta e quatro recomendações ao novo Professor Coordenador de apoio à gestão pedagógica do ensino fundamental e médio.


                               Joaquim Luiz Nogueira 
1 - Propiciar significativa aprendizagem para os alunos;
2- Implementar metodologias de trabalho adequadas as ações didáticos pedagógicas;
3 – Ajudar a escola no enfrentamento de suas vulnerabilidades operacionais;
4 – Buscar reverter a desigualdade entre ensino e a aprendizagem diagnosticada na escola;
5 – Estimular abordagens multidisciplinares por meio de novas tecnologias, projetos e temáticas transversais significativas para os alunos;
6 – Possuir atitudes proativas para melhorar sua própria formação profissional e dos demais gestores e professores;
7 – Analisar índices e indicadores externos de avaliação, de sistema e desempenho da escola;
8- Analisar indicadores internos de freqüência e avaliação de aprendizagem em processo;
9 – Analisar as avaliações realizadas pelos docentes para promover ajustes contínuos das ações de apoio;
10 – coordenar a elaboração, o desenvolvimento, o acompanhamento e a avaliação da proposta pedagógica da escola;
11 – Seguir os princípios de uma gestão democrática participativa;
12 – Seguir as disposições  curriculares, os objetivos e as metas a serem atingidas;
13- Promover a Integração horizontal e vertical do currículo.

14 – Atuar colaborativamente com o professor coordenador do segmento correspondente;

15 – Orientar, acompanhar e intervir se necessário nas atividades desenvolvidas na escola;
16 – Tornar as ações de coordenação pedagógica um espaço dialógico e colaborativo;
17- Apresentar competências como gestor pedagógico;
18- Ser capaz de planejar, acompanhar e avaliar os processos de ensinar e aprender;
19 – Ter dinamismo e espírito de liderança;
20 – Saber se relacionar com os demais profissionais da escola de forma cordial e organizada;
21 – Saber trabalhar em equipe como parceiros;
22 – Conhecer as concepções  que subsidiam práticas de gestão e currículo;
23 – Conhecer as concepções de gestão democrática e participativa;
24 – Conhecer as concepções das áreas e disciplinas que compõem o currículo dos níveis e modalidades de ensino;
25 – Ter vivências de situações de ensino, de aprendizagem, e de avaliação ajustada aos conteúdos  e as necessidades e possibilidades metodológicas utilizadas pelos professores;
26 – Otimizar o uso de materiais didáticos, previamente selecionados e organizados;
27- Adequar às diferentes situações de ensino e de aprendizagem dos alunos;
28- Divulgar o intercâmbio de práticas docentes bem sucedidas;
29 – Disponibilizar e fazer uso de recursos tecnológicos e pedagógicos na escola;
30 – Participar com os demais professores coordenadores e com os professores na elaboração das atividades de recuperação;
31 – Desenvolver com os demais professores coordenadores e com os professores atividades capazes de promover progressivos avanços de aprendizagem;
32 – Na identificação de atitudes e valores que permeiam os conteúdos e procedimentos selecionados, imprescindíveis à formação de cidadãos afirmativos;
33 – Apoiar as ações de capacitação dos professores;
34 – Observar a atuação do professor em sala de aula com a finalidade de recolher subsídios para aprimorar o trabalho docente com vistas ao avanço da aprendizagem dos alunos;
35 Estimular abordagens multidisciplinares  por meio de projetos ou temáticas transversais que atendam as demandas  e interesses dos adolescentes ou se afigurem significativas para a comunidade;
36 – Apoiar organizações estudantis que fortaleçam o exercício da cidadania, o intercâmbio cultural, a integração participativa e a socialização;
37 – Ampliar o domínio dos conhecimentos e saberes dos alunos, elevando o nível de desempenho escolar evidenciado pelos instrumentos  de avaliação externa e interna;
38 – Intervir na prática docente, incentivando os docentes a diversificarem as oportunidades de aprendizagem, visando a superação das dificuldades detectadas junto aos alunos;
39 – Assumir o trabalho de formação continuada, a partir  do diagnóstico dos saberes dos professores para garantir situações de estudo e de reflexão sobre a prática pedagógica;
40 – Conhecer os recentes referenciais teóricos relativos aos processos de ensino e aprendizagem para orientar os professores;
 41- Retomar o norte dentro das escolas e  definir as prioridades dentro das ATPCs;
42 – Ter foco nos resultados da gestão pedagógica e nas competências leitoras e escritoras  (Luck, Heloisa);
43 – Ser gestor de dinâmica social e com visão estratégica (Luck, Heloisa);
44 – Ser capaz de fazer mudanças no processo educacional a partir de mudanças nas relações sociais  praticadas na escola (Luck, Heloisa);
45 – Construir o conhecimento a partir de realizações concretas (Luck, Heloisa);
46 – Reconhecer que o aluno aprende no processo de produzir e pesquisar (Luck, Heloisa);
47 – Ser capaz de trabalhar diferentes tipos de conhecimentos a partir de três construções: procedimentos e estratégias de resoluções de problemas; conceitos disciplinares; estratégias e conceitos sobre aprender (Luck, Heloisa);
48 – Acompanhar o processo de aprendizagem significa entender o caminho, o universo cognitivo e afetivo, bem como a cultura, história e contexto de vida dos alunos (Maria Elizabeth Bianconcini);
49 – Gerenciar confronto de ideias e desenvolver competências  interpessoais para uma aprendizagem colaborativa (Maria Elizabeth Bianconcini);
50 – Reconhecer na tecnologia da informação e comunicação alterações do modo de viver, existir, pensar, sentir e aprender  (Aglaé Cecília);
51 – Criar condições de manifestações de afetividade que suscitam o desejo pelo saber, ou seja, o homem só quer aprender quando encontra algo que o afete (Aglaé Cecília);
52 – Criar novas possibilidades de gerenciamento das subjetividades, por se configurarem como ambiente que ofertam voz e visibilidade a todos (Aglaé Cecília);
53 – Socializar e produzir conhecimentos ao incentivar novos cenários de aula , ferramenta no sentido de provocar e mediar aprendizagem (Isabel Sabina de Freitas);
54 – Orientar para que a aula seja esp0aço de formação de habilidades, atitudes e procedimentos de constituição de sujeitos (Isabel Sabina de Freitas);
55 – Ser descritivo e não avaliativo quando observar aula de professor (Priscila de Giovani, em Videoconferência de 28/5/2013);
56 – Sejam específicos e não generativo ao falar com professores  (Priscila de Giovani, em Videoconferência de 28/5/2013);
57 – Dirijam-se aos comportamentos que podem ser mudados (Priscila de Giovani, em Videoconferência de 28/5/2013);
58 – Façam protocolos de observação de aula (Priscila de Giovani, em Videoconferência de 28/5/2013);
59 – Usem perguntas esclarecedoras e paráfrases para se comunicarem com os professores em feedback (Priscila de Giovani, em Videoconferência de 28/5/2013);
60 – Usar perguntas de sondagem, de apoio, encorajamento e de aproximação com os professores (Priscila de Giovani, em Videoconferência de 28/5/2013);
61 – Faça recomendações teóricas e metodológicas aos professores aos fazerem feedback (Priscila de Giovani, em Videoconferência de 28/5/2013);
62 – Escolher pontos conceituais dos feedback para fazer esclarecimentos teóricos aos professores (Priscila de Giovani, em Videoconferência de 28/5/2013);
63 – Empregar modos de aprender  baseado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento, bem como entre diversas mídias (Maria Elizabeth Bianconcini);
64 – Lembrar que as novas tecnologias não só promovem a criatividade e a inovação, também reproduzem estruturas conhecidas (Nestor Garcia Canchini);

Mais Sobre o autor
 Artigos consultados:
 - A aula como espaço-tempo coletivo de formulação de saberes - Isabel Sabina de Freitas e outros
- Resenha da obra “Formação de educadores :identidade em construção” de Ana Ressel, Lucila Pesce e Sonia Allegretti (org.)* Aglaé Cecília Toledo Porto Alves.
- Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto à Formação de seus Gestores – Heloisa Luck
- Integração das Tecnologias na Educação – Salto para o Futuro – Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e José Manuel Moran (org.)
- Gestão Educacional e suas Implicações para a organização e o desenvolvimento do trabalho escolar  - Inara Bezerra Nelson
- Melhor Gestão,  Melhor Ensino – Encontro presencial – Promover formação continuada aos gestores das escolas da DFE de Botucatu SP – Equipe responsável Profª. Rosilene Ap. Palugan Vargas, Profª Judite Della Tore Jayme, Profª Magali Ap. Leite penteado Chagurri, Profº Mario Engela.
- CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade . Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997. p.283-350: Culturas híbridas, poderes oblíquos.Disponível em http://www.ufrgs.br/cdrom/garcia/garcia.pdf



Um comentário:

  1. Obrigado Prof. Joaquim, vai ser muito útil na elaboração do meu projeto...Abraços.

    ResponderExcluir