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quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O gestor que faz a diferença
















Joaquim Luiz Nogueira

Podemos começar essa discussão com o seguinte pensamento:
“As vezes eu me oriento pelo andar de um pequeno rato, que ao caminhar, coloca o seu focinho para direita, depois para esquerda e segue em linha reta”
a) Pensar em qualidade de ensino significa também refletir sobre:
- o aluno que temos na escola (relações culturais e socioeconômicas);
- a família por trás dos alunos (estrutura socioeconômica e perfil comportamental);
- a situação do prédio escolar (ambiente de aprendizagem);
- condições de segurança escolar (ambiente de aprendizagem);
- salário dos trabalhadores em educação (motivação e entusiasmo);
- a formação dos trabalhadores em educação ( metas e resultados);
b) Algumas visões de qualidade na escola para refletir:
- melhoria da relação humana na escola (respeito ao semelhante);
- como se dá o acolhimento dos alunos e da comunidade no ambiente escolar;
- como é a participação dos envolvidos no processo de educação dos alunos;
- como é capacitado os trabalhadores escolares responsáveis pela educação na escola;
- como os envolvidos no processo educacional são capacitados para resolução dos problemas da escola;
- como cada um está investindo para melhorar na conclusão de suas tarefas diárias;
- escola e comunidade estão melhorando juntas;
- a melhoria do desempenho escolar será conseqüência de todos os itens anteriores.
c) Buscar qualidade com o pé na realidade da escola significa:
- saber o que a comunidade pensa sobre a escola em todos os seus segmentos;
- transformar em gráficos os pontos positivos e negativos levantados pela comunidade escolar;
- levantar os principais problemas de sala de aula que foram registrados pelos professores durante o ano letivo;
- levantar os principais problemas que dificultaram a obtenção de melhores resultados do desempenho final dos alunos;
- se preciso, rever a proposta pedagógica e o projeto político pedagógico da escola;
- estabelecer pontos chaves para ser desenvolvido no próximo ano letivo;
d) Pisar, constatar, avançar - rumos e resultados:
- saber o temos em nossas mãos;
- dialogar com o território em que estamos trabalhando;
- verificar a diferença entre a escola ideal e a realidade presente;
- estabelecer passos a ser dados em curto, médio e longo prazo;
- lembrar que os resultados são orientadores da proposta pedagógica;
- os rumos da escola depende da qualidade dos seus resultados;
- a produção escolar resulta no sentido da escola para a sua comunidade.

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