Pesquisar este blog

domingo, 3 de março de 2013

Pardinho, traços históricos da arquitetura e uma natureza deslumbrante


Joaquim Luiz Nogueira 

      Na rua em frente  a Igreja, temos uma fachada maravilhosa de uma construção de 1922. 



     A fachada com dois leões, sendo o da direita olhando para o que está na esquerda, e esse,  volta o olhar para o pedestre que passa na calçada. O arranjo com leões na fachada, muito comum nos palacetes do final do século XIX e início do século XX, uma tradição com raízes na Mesopotâmia  Antiga, que trazia na entrada dos palácios, imagens aladas de animais, cuja função era guardar e proteger as pessoas que moravam na residência.




    A fachada da casa faz questão de registrar  o ano de 1922 ao lado de um símbolo formado por dois arcos, que tem no centro uma forma redonda, cortada por uma faixa , semelhante aquela da bandeira brasileira, onde se lê ordem e progresso. Do lado direito, temos as letras “JR” iniciais de alguma família da época e abraçando todo esse conjunto, um ramo com folhas que termina fechando com o grande arco  da fachada. 
   

    Abaixo, a Igreja de Pardinho e sua arquitetura histórica do início do século XX, com janelas e portas no estilo gótico, tendo o arco como ênfase acima das mesmas, principalmente na torre. A fachada de pequenas colunas de formato quadrado no alto e nas laterais pertencem ao estilo eclético da época, que mesclava traços antigos com a linha reta moderna, floreada com Art Deco  e Arte Nouveau .



Em frente à Igreja, outro prédio histórico se destaca pela sua fachada  eclética com o ano de 1922 registrado no centro, ao lado de duas conchas, seguida pelas iniciais de letras “P.S”. “GLM”





    Andando um pouco até o final da cidade, a visão do gigante adormecido se deslumbra diante de nossa visão, uma cadeia de montanha, que com um pouco de imaginação, pode se ver o gigante   deitado entre o céu e o vale que o antecede.  


  Aos pés do gigante, podemos ver o formato conhecido na região como “três pedras” A beleza dessa imagem encanta aqueles que observam de longa distância, pois evoca a imaginação pelo formato desenhado pela natureza ao longo de milhares de anos. 



Vista da cidade de Pardinho para quem chega vindo da cidade de Botucatu. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário