Pesquisar este blog

domingo, 13 de dezembro de 2009

Ser Professor exige reflexão




Trabalhamos com classes que podemos definir como mosaicos de origens muito diversas de alunos. Cada estudante pertence a lugares e condições ambientais próximas, porém, diferentes em históricos de vida.

Se a escola oferece exemplos de violência em seu interior e no entorno, boa parte dos alunos já está adaptada a sobreviver nessas condições. Eles sabem que se quiserem viver, precisam vencer as barreiras e se adaptarem às condições hostis do ambiente.

Os alunos criam resistência a professores que não reconhecem suas virtudes, aquelas que são essenciais para sobrevivência em seus meios. O comportamento criticado pela escola é de grande importância para o seu grupo, pois ele aprendeu tais estilos, gestos e palavras para se destacar em outros lugares.

Alguns alunos foram treinados por seus meios culturais para serem fortes e não demonstrarem medo diante dos inimigos. Assim, enfrentam situações extremas, conflitos e agressões, mas, momentos depois estão sorrindo novamente, pois não permitem que outros transformem suas formas de existência.
Desse modo, ao longo da história evolutiva das sociedades, foram essas características de resistência que não permitiram que ditadores e defensores de verdades supremas continuassem a explorar grandes massas populacionais.

Portanto, é necessário repensar a escola e a profissão antes de ficar separando os alunos em aprovados e retidos. Os reprovados pela escola também podem chegar ao sucesso de outras maneiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário