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domingo, 4 de outubro de 2009

Breve síntese do objetivo da educação na Cultura Ocidental e no Brasil

Joaquim Luiz Nogueira

A educação nascida na Grécia Antiga tinha como função desenvolver o corpo humano em sua forma física, moral e intelectual. Na Grécia, os escravos eram responsáveis pelo trabalho e os cidadãos encarregados da política e nesse sentido, a escola (scholé) significava lazer e desprezo pelo trabalho manual.

Na Roma Antiga, a educação enfatizava o ensino familiar das letras voltadas para as leis do direito romano. Mais tarde, foi acrescentado o ensino elementar ludus, uma retórica do tipo grego.

O ensino cristão se desenvolveu com o objetivo de levar o povo a ler, escrever e cantar os salmos. Nos mosteiros medievais, acrescentaram o contar junto às escolas monásticas (500 -1100) e, introduziram também, as artes liberais, eram instruções destinadas aos nobres divididas em: Gramática, Retórica, Lógica, Geometria, Aritmética, Música e Astronomia.

Nos séculos XVI e XVII, algumas ordens religiosas e os humanistas do final da Idade Média, defenderam a educação para as crianças pobres. No século XIX, a educação universal para ricos e pobres, começa a ser defendida nos Estados Unidos.

No final do século XIX, surgiu a escola média, situada entre os valores da educação elementar ludus e a educação dos nobres medievais. Era uma exigência do processo industrial que avançava na Europa e nos Estados Unidos e cobrava também uma formação humana com cultivo das potencialidades morais, físicas e profissionais.

No Brasil a partir de 1549, os jesuítas em suas catequeses desenvolveram uma educação religiosa de letras e leituras dirigidas. Depois, o Marquês
de Pombal, ao desenvolver uma educação lusitana voltada para o ensino de letras e em defesa da sociedade civil e da política, também lança reflexo na educação brasileira.

D.João VI (1808) ao chegar ao Brasil, direcionou a educação para as técnicas militares, inferiorizando a chamada educação elementar (ludus). D. Pedro I, discursou em nome da educação popular e prometeu instrução primaria a todos. Porém, em 1837, o colégio D.Pedro II, nasceu como um modelo de escola média derivada das idéias européias.

2 comentários:

  1. Observo que a escola média do século XIX difere da educação grega na sua função de desenvolver o homem em corpo, mente e alma. Difere apenas no ideal intelectual para profissional. É interessante reconstatar que no capitalismo o pensar ficou em 2º. plano.

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  2. A idéia do texto é a reflexão para onde estamos levando os nossos jovens com o ensino de nossas escolas públicas nesse capitalismo utilitário.

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