Pesquisar este blog

sábado, 22 de dezembro de 2012

A filosofia do filme “O poder além da vida” de (Peaceful Warrior)



      Joaquim Luiz Nogueira 

    Abaixo uma seleção da filosofia deste filme, que numa linha do pensamento oriental, responde muitas das angustias ocidentais, talvez, por essa razão, o ego consumista do século XXI, deve refletir sobre a maneira como agimos em relação a vida.  Vejamos:

    Querer explicação para tudo. Você pensa que sabe mais do que sabe. O conhecimento não é mais que sabedoria. A sabedoria está em fazer;

   Você precisa saber muita coisa antes de compreender o que viu (...) Pode se passar a vida toda sem nunca acordar.

     Ninguém quer que você encontre suas próprias respostas, querem que acredite nas deles  Procure as respostas dentro de você. Esse é  o único lugar que as pessoas podem achar o que precisam.  

    As pessoas não sabem o que elas são, acham que são e depois ficam desapontadas  A mente só serve para dar reflexos, reage a tudo

   O ponto certo de equilíbrio é  eficiente. O treinamento e a vida servem para desenvolver a sabedoria de usar o ponto certo e adquirir o equilíbrio no lugar certo na hora certa

    O lixo está na sua cabeça, a primeira parte do treinamento é aprender a jogar fora o que não precisa  Deve estar presente 100% na experiência (...)   e leva se uma vida inteira praticando (...) para não perder tudo o que acontece a sua volta.

    Esvazie sua mente e jogue fora o lixo que impede você de ver o que realmente importa no momento do aqui e agora  Quando você estiver no aqui e agora vai ficar impressionado com o que pode fazer e como será bem sucedido.

      As vezes é preciso enlouquecer antes de recuperar a sanidade  Quando se tornar um guerreiro vai aprender a meditar em qualquer situação  Quando as emoções assumem o controle você passa agir como um bobo.  

       A primeira percepção do guerreiro é que ele não sabe ( ...) tudo tem um propósito, descubra você qual é.  Sempre tem alguma coisa acontecendo, nada na vida é banal .
   Não existe certo, você nunca vai estar certo, nunca vai estar mais errado do que os outros  O vício complica, você só precisa ter consciência de suas escolhas , ser responsável por suas ideias. 

     Todas as ações têm suas satisfações e  preços  Quem tem dificuldade de amar é quem mais precisa de amor  A morte não é triste, triste é que as pessoas não aproveitam a vida

      Quando tiver medo use uma espada, segure a bem alto e corte todos os laços, elimine arrependimento e medo, todo o resto vive no passado ou no futuro. Um guerreiro não desiste daquilo que ama, ele acha o amor naquilo que faz 

      Um guerreiro não procura a perfeição ou a vitória ou  invulnerabilidade. Ele é totalmente vulnerável e essa é a única coragem  O acidente é seu treinamento, a vida é uma escolha,. Pode se escolher ser uma vitima ou ser o que quiser.

    Um guerreiro age e só um tolo não reage Não existe início, nem chegada, só o caminho. Se não tem o que quer, você sofre e mesmo que consiga o que quer, ainda assim vai sofrer.  

     Não se pode ficar preso as coisas para sempre ( ...) Não pode se entregar aos  sonhos , isto é , entregar ao que nunca teve e nunca vai ter controle, aceite que não pode controlar o que acontece a você . O guerreiro se dedica ao que ele ama (...)  e a felicidade está na jornada, não no destino.

Um comentário:

  1. Excelente análise.
    Confesso que também assistir a este filme e fiquei impressionado com a filosofia de vida que ensina aos espectadores.

    ResponderExcluir