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quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A criatividade na propaganda


        De acordo com o publicitário  Sérgio Amado, entrevistado  pela Folha de S. Paulo  na Revista  Folha Top of  Mind  2012,  a chamada qualidade  criativa  pode se apresentar de forma que  “ o que é ótimo para um pode não agradar outro”. Desse modo, enfatiza o publicitário “o bom profissional é aquele que não tem os vícios da profissão, isto é, não busca sempre as mesmas fontes”. 
      Nesse aspecto  a Revista  Folha Top of  Mind  2012 destacou em suas páginas as propagandas de maior sucesso e os slogans   das marcas, com o segredo das agencias publicitárias para assegurar o top dos produtos, vejamos algumas idéias:
- Para não saturar as pessoas e a marca “OMO” a agência publicitária esclarece que “deve ter rodízio de criação e renovação do mesmo”;
- A necessidade de trabalhar com lema, são defendidos pelos publicitários da “COLGATE” que falam em necessidade de inovar sempre com um sorriso; 
- Na “COCA COLA”, segundo os idealizadores da marca, ”o desafio é descobrir coisas relevantes para as pessoas”. De forma semelhante, a propaganda do aparelho de barbear, também nos fala da necessidade em “evitar se apresentar com a cara de ontem”.
- Segundo os publicitários responsáveis pelas marcas no ramo de TV por assinaturas, destacam a capacidade para desconstruir  problemas, para que as pessoas possam  ter o reconhecimento de que  nossas soluções fazem a diferença.
- Para o sucesso da marca “REXONA” seus publicitários enfatizam  que  “O modo de hoje é proteção e que  a marca é como um filho, ela  tem personalidade e herança , isto é,  quanto mais você conhece, mais você é capaz de identificar os próximos movimentos.
- A dica dos publicitários que trabalham com ventiladores  está em comunicar a inovação como a base do sucesso e da manutenção da liderança. Sendo a  missão principal: explicar as inovações e agregar uma base jovial.
- E para o sucesso da “POUPANÇA”  os publicitários trabalham com a materialização  do alto astral, e este,  ligado ao futuro. A ideia de trazer o novo, lançar tendências e estar sempre inovando também foi lembrado pelas agências de publicidades da “CERVEJA”.
- Para os publicitários da  Agência Remix ,  mais do que entender o cliente, tem de prestar serviço, enquanto nos esclarecem os responsáveis pela marca  “SANSUNG”  de que  a aspiração se materializa no que é possível, ou seja,  da necessidade em  conseguirmos fazer  as convergências entre diferentes  linhas de portfólios.
- Na propaganda do “CARTÂO DE CRÈDITO”, a equipe publicitária enfatiza a importância de  incentivar comportamentos saudáveis  por decretos positivos e os publicitários da “BRADESCO SEGUROS”  nos comunicam que as vitórias são resultados de uma política transparente que busca adequar seus produtos  a todas as classes sociais e a necessidade dos consumidores 
- A “CVC” destaca que quando as pessoas pensam em fugir, só uma marca passa pela cabeça delas, e que, cuidar de cada detalhe pode garantir a satisfação do cliente.
- A “SADIA” – fala de estratégias que vai de encontro com o novo consumidor e as novas tendências, mas  com a  ajuda  da comunicação deles. Falar de uma forma que marque as pessoas é a estratégia também usada pelos publicitários do “EXTRA e  CARREFOUR”.
- Os publicitários da “CORAL” enfatizaram que ao restaurar a pintura das fachadas com ajuda da comunidade, traz de volta o  otimismo. E para terminar, vamos ficar com as palavras da “COCA COLA e das CERVEJAS”  que pregam a necessidade de reinventarmos a promessa de felicidade e  estimularmos  as pessoas a se engajarem em atividades  associadas a felicidade, em  momentos alegres e cômicos. 


 Joaquim Luiz Nogueira
Professor e escritor, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, graduado em História e Pedagogia, autor dos livros “ saiba como obter sucesso em contextos sociais diferentes e Saiba como as experiências favorecem o sucesso profissional

saiba mais http://jolnogueira.wix.com/gestaodosucesso#!gestarsucesso/mainPage

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