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segunda-feira, 13 de junho de 2022

Pedagogia da Escuta

 


Pedagogia da Escuta

                                                                               Joaquim Luiz Nogueira

Essa pedagogia com origem na Itália[1], destinada ao desenvolvimento da aprendizagem infantil, chega no Brasil impulsionada pelo Ministério Público, que sugere seu uso na escola junto a resolução de conflitos. “DIÁLOGOS E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NAS ESCOLAS Guia Prático para Educadores”

A Pedagogia da escuta sugere ouvir a comunidade escolar desde o estudante até suas famílias, no sentido de que a escola possa se construir com contextos diversificados e que reconheça as infinitas maneiras de ser estudante, isto é: dedicar-se naquilo que gosta, realizar novos desafios, ter foco, questionar a realidade, ser respeitoso e consciente, assim como, fazer seus deveres, entre outros.

Junto as famílias notamos que: temos que demonstrar respeito pelo diferente, reconhecer suas ideias e opiniões. No atendimento na escola vamos diagnosticar se o pai ou responsável possui as seguintes características: necessidade de controlar e intimidar; acha natural que sua maneira de falar e agir é natural de sua pessoa; costuma fazer comentários depreciativo dos outros; possui argumento irrelevantes semelhantes a um ataque ou tenta se impor, não aceita ouvir outros pontos de vistas.

Para aqueles que estão nas lideranças das escolas não se devem  dominar pela agressividade do outro, ou seja, deve usar a inteligência emocional, cautela, paciência e autocontrole. Nesta pedagogia, valores como o lugar do coletivo e a escuta sensível deve ser usada para se conectar com o outro, o lema a ser enfatizado é: “na escola todos os sujeitos são aprendizes”

Neste sentido a escola deve fazer um plano de convivência escolar, cujo objetivo seja: prevenir e buscar uma boa convivência, transformando “cotidianos de risco” em “espaços protetores”. Neste plano a escola deve: capacitar os estudantes para fazerem um diagnóstico da comunidade escolar via um questionário por classe e no final, elaborar regulamentos coletivos e criação de hábitos de mediação, círculo de paz e práticas restaurativas.

De acordo com Marshall Rosenberg, psicólogo americano, falecido em 2015, defensor da não violência, que recomenda diante de situações agressivas: continuar humano, mesmo em condições adversas, "Ressignificar" a fala para se tornar empático, algo que nasce da compaixão.

 Para Rosenberg, o ambiente familiar pode ser o causador de grandes conflitos, pois não podemos controlar as ações dos outros, mas podemos mudar a nossa reação à elas pelo domínio das emoções.

 



[1] https://lunetas.com.br/pedagogia-da-escuta/  veja neste link toda a teoria da Pedagogia da escuta na Itália.

 


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