Pesquisar este blog

domingo, 19 de setembro de 2010

Alto Benjamin Constant - Cianorte - Pr


Abaixo a foto do lugarejo chamado Alto Benjamim Constant
Prof. e Escritor Joaquim Luiz Nogueira  


Visite O Blog de "Alto Benjamin Constant" clicando no link abaixo e conheça esse recanto paranaense e várias imagens da região. 






Minha Sobrinha Geisiane, Filha de Salvador José Nogueira, me enviou uma foto rara, trata-se da primeira Diretoria da Igreja de São João, figura acima. Nesta imagem, reconheço meu pai, Benedito Ramos Nogueira, Professor Salézio, Sr. Moisés e Sr. Domingos. Não consigo lembrar o nome da outra pessoa dessa diretoria. Se alguém lembrar, me envie o nome.



Alto Benjamin Constant, localizado em um recanto do Município de Cianorte Pr, próximo ao distrito de São Lourenço, onde a população era composta por agricultores, pequenos proprietários, com suas famílias, cuja compras eram feitas na venda (foto), em algumas épocas haviam duas vendas, outras épocas três vendas, mas a Igreja do padroeiro São João permanecia. Lugar onde meu pai, o Sr Benedito Ramos Nogueira (pequeno sitiante) na década de 1970 e 1980, ajudado por outros desbravadores que juntos levantaram essa pequena Igreja. Nesse pequeno lugarejo passei minha adolescência e parte de minha juventude. Havia um campo de Futebol e um time formado por grandes amigos nos anos 80. Assim aos domingos era diversão garantida, pois de minha família eram 4 jogadores (Joaquim Luiz Nogueira, Jaime Ramos Nogueira, Francisco Ramos Nogueira, Salvador Jose Nogueira), e o técnico tinha habilidades mágicas para unir o grupo a cada fim de semana, após dias de trabalho duro na lavoura. Se alguém reconhecer que viveu nos anos 80 nessa região, seria bom visitar novamente, pois tudo está diferente, mas a Igreja ainda estava lá quando passei por lá no ano de 2009.

Nessa época, eu e minha turma ouvia no alto falante da igrejinha músicas como

Atendendo a pedido de leitores desta página

Em 2011, o lugarejo estava em festa em homenagem a São João e entre muitos ex: moradores da região, estava  o  Sr. José Caldeira, que me enviou essas lindas imagens abaixo:




Abaixo outras imagens do passado de  Alto Benjamim Constant



Esporte Clube Alto Benjamim Constant - 1985 
Esporte Clube Alto Benjamim Constant - 1985 
***************************************************************

Essa página é uma homenagem a todos aqueles colegas e irmãos que em nome da diversão reuniam-se aos domingos para jogar futebol. A cada partida, independente da vitória, o grupo estava feliz e renovado para brindar o verdadeiro trabalho de equipe, onde ganhar ou perder tinha o mesmo significado, já que todos brincavam pelo prazer de quebrar a rotina entre uma semana e outra de trabalho nas lavouras.
Joaquim Luiz Nogueira (jolnogueira@gmail.com)

Imagens do lugarejo



Acima a encruzilhada marcada por uma paneira em 1973 e abaixo o mesmo lugar em 2009



Casa do sítio de Benedito Ramos Nogueira em 1979 Alto Bemjamim - Cianorte PR
Uma música que sempre me faz lembrar deste sítio, toda vez que que escuto o som e as palavras desta canção e acredito que muitos visitantes deste espaço, também curtem a letra abaixo:

Abaixo a mesma casa nos anos 80





Obrigado a todos que visitam esta página, espero que este lugar tenha feito parte da vida de muitas pessoas, que mesmo vivendo distante, ainda guarda na lembrança esse pequeno lugar.

Jaime Ramos Nogueira, vive em Santo André SP



Salvador José Nogueira e sua família em São Lourenço -Cianorte


Abaixo, Francisco Ramos Nogueira, cafeicultor em Serra do Salitre MG




Jordalina Ramos Nogueira - Está em Sto André São Paulo

João Ramos Nogueira - mora em Campinas (Hortolândia) atualmente com sua família 

Aparecida Ramos Nogueira - Mora em Santo André Sp 

Abaixo Jair Ramos Nogueira - Mora em Sto . André SP 

Benedito Ramos Nogueira Filho - Mora em Sorocaba SP 




Denilson Aranda - vive em Santo André SP








35 comentários:

  1. sou filha do ademar moro em indaiatuba sp todo ano vou para sao lourenço ver minha familia e vou todo ano no alto benjamin esta tudo muito diferente

    ResponderExcluir
  2. É muito bom receber notícia de pessoas dessa época, caso encontre seu pai fale para ele sobre essa foto de nosso time...

    ResponderExcluir
  3. estou em sao lourenço na do meu pai em sao lourenço e fui no alto benjamin esta bem diferente mas a greja esta la.A igreja esta bem cuidada e duas mulhers que cuidam.Elas fazem festa no mes de sao joao e a melhor festa da regiao

    ResponderExcluir
  4. Adriana, que bom saber que ainda tem pessoas para cuidar desse lugarejo que significou muito para aqueles que ai nasceram e por necessidade tiveram de buscar outras regiões para viver. Se você tiver fotos atualizada da região pode me enviar pelo email jolnogueira@gmail.com pois nos últimos anos não tive como passar nessa região, mas tenho interesse em preservar a memória desse lugar

    ResponderExcluir
  5. continua tudo igual
    a igreja esta pintada de verde
    o resto e igual a esta foto

    ResponderExcluir
  6. oi eu sou o Dilson ,estou na foto mas trocarão meu nome por Sidnei.Continuo morando aqui na região e convivendo com meus amigos de infância e a nova geração.

    ResponderExcluir
  7. Dilson, desculpe pela falha, mas como a foto não estava com uma qualidade muito boa, eu e meu irmão Vado que me ajudou com os nomes confundimos você com o Sidney, porém já foi regularizado, um abraço para você, e outros desse time que ainda estejam na região e a nova geração..

    ResponderExcluir
  8. HELENA PEREIRA LIMA 22 DE JUNHO DE 2012




    SOU HELENA FILHA DO JOAO FUMAÇA NEM ACREDITEI QUANTO VI A FOTO DO TIME DO MEU PAI.

    EU ME LEMBRO DE VOCE, TEM UM IRMAO GEMEO QUE SE CHAMA JAIME.
    FIQUEI MUITO FELIZ DE VER AS FOTOS, FAZ MUITO TEMPO QUE NAO VOU PARA LA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Helena, essa foto estava com meu irmão Francisco lá em MG e quando estive na casa dele tirei uma foto da foto e coloquei nesse texto como Homenagem aos colegas daquela época, principalmente ao seu pai, pessoa a quem eu e meus irmãos tínhamos grande consideração. Um abraço a sua família.

      Excluir
  9. oi tudo bem
    tenho 24 anos, sou filha de João Luiz dos Santos Machado
    Hoje em dia nos morramos em Caxias do Sul no estado de Rio Grande do Sul
    Meu pai fala muito de Auto Beijamim, ele nunca vai esquecer de seus amigos.Hoje em dia ele ainda ta ativa jogando bola com os genros.
    Ele também tem algumas fotos daquele tempo.Meu pai foi ao beijamim a uns três anos atrás.
    Minha mãe tem um sonho é de ir morrar ai no Paraná quando eles se aposentarem, tomara que de certo porque também sou de la da Cidade de ARARUNA.
    Fui batizada nessa igreja da foto.
    Meu nome é FRANCIELE MARQUES MACHADO,e sou sobrinha do ZECA meu tio querido,hoje ele mora em Sombriu SC

    ResponderExcluir
  10. oi tudo bem.Meu nome é Franciele Marques Machado sou natural da cidade de ARARUNA,sou sobrinha do zeca ele era goleiro do time,sou afilhada do Dilson ele era zagueiro dava pau na galera , sou filha de JOÃO LUIZ DOS SANTOS MACHADO ele era meia esquerda ,jogava com a camisa DEZ,Valdecir machado irmão do meu pai jogava de ponteira direita.
    Meu pai fala muito de voçês,ele jogou muito por ai.Me diseram que ele era o melhor jogador do time mais que tinha outros que também jogava um bolão.O treinador JOÃO FUMAÇA hoje mora em Joinvile SC que é pai da HELENA.Fui batizada na igreja que aparece na foto.

    ResponderExcluir
  11. Obrigado Franciele por dar notícias de seu pai, o João Luiz significava muito nessa equipe e jogamos muito juntos, um abraço a você e a sua família ai em Caxias do Sul.
    Abraços- Joaquim Luiz Nogueira

    ResponderExcluir
  12. Ola meu nome é Leandro sou filho do Luiz Pedro Godinho moro na cidade de Sarandi e acho que tenho algumas fotos aqui também, se eu acha eu posto kkkkkkk foi bom ver meu pai novão kkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Leandro, Obrigado pela participação nesta página, lembranças a seu pai e realmente nessas fotos estávamos em nossa juventude.

    ResponderExcluir
  14. Sou filho do João Fumaça, meu pai fala sempre em vocês, estive no Benjamin dia 24/06/2012 na última festa, falei com seu irmão Salvador, comemos um churrasco,falamos com vários amigos Ademar Macedo e seus irmãos, Mário Catarina, meu pai está neste momento vendo as fotos que estão postadas aqui e está muito emocionado, pois fez muitos amigos neste lugar, sou o EDSON, saímos do Benjamim em 1995, hoje moramos em Joinville SC, mas sempre que é possível vou passear lá.

    Estou publicando no e-mail da minha esposa, pois não tenho conta no google.

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Edson, muito obrigado por dar notícias de Alto Benjamin, de seu pai e do meu irmão Salvador, que ainda está morando em S. Lourenço. Este lugar marcou a vida de toda uma geração de pessoas e ainda conserva festa como essa que você participou, que sempre significa alegria e encontro de amigos.

    ResponderExcluir
  16. OI TUDO BEM COM VC? ESPERO QUE SIM. ESTAVA OUVINDO AS MUSICAS QUE VC COLOCOU OS LINKS E MEU MARIDO ESCUTOU ELE PEDIU QUE VC COLOQUE AS MUSICAS DO AMADO BATISTA DO TEMPO DO SALESIO QUE ELE GOSTAVA DE OUVIR. NAO SEI SE VC CONHECE MEU MARIDO ELE MORAVA NA FAZENDA DO SEU ANESIO VARGAS LA NO BENJAMIM. TUDO DE BOM PRA VC E UM NATAL CHEIO DE PAZ E QUE O ANO NOVO SEJA DE MUITAS REALIZAÇOES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem, posso colocar música do Amado Batista, pois nas festas da igreja naquela época, era muito tocada no alto falante,mas gostaria que você mencionasse o nome de seu marido e do pai dele,já que se me lembro, o Sr. Anésio tinha duas fazendas no Alto Benjamim, uma delas era vizinha de nosso sítio e acho que o Salésio era o Professor da escola, não era? Tive aulas com ele na 1ª série. Fale para o seu marido citar o nome de duas músicas preferidas dele do Amado Batista para que eu possa homenageá-lo.

      Excluir
  17. Oi tudo bem sim GRAÇAS A DEUS, o nome do meu marido é Samuel e o pai dele é Antonio eles moraram 22 anos na fazendo do seu Anésio sairam dai para vim embora para Indaiatuba sp ja vai fazer 14 anos em fevereiro de 2013. Era isso mesmo o Salesio era o professor. as musicas pode colocar qualquer uma daquela época do Amado Batista ele gosta muito das musicas dele.
    OBRIGADO E BOAS FESTAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel, obrigado pelas lembranças trazidas por você e sua esposa sobre Alto Benjamim. Eu também sai de lá em 1985 fui para Santo André e desde 2009, estou em Botucatu sp. Feliz Natal a você e sua esposa.. obs. já estou colocando dois links com Amado Batista, assim podemos lembrar um pouco daquele tempo.

      Excluir
  18. Desculpe por nao me identificar esqueci kkk sou Adriana filha do Ademar la do time de futebol casada com Samuel que gosta das musicas do Amado Batista.

    ResponderExcluir
  19. Sou José Caldeira e morei nesse lugar de 1960 até 1978. Sou filho de Jayme Caldeira Que vem a ser compadre do teu pai. Fui em dois casamentos em tua casa.No casamento do João e no casamento da Jorda.Moro em Curitiba desde que saí de lá.Mas uma ou duas vezes por ano retorno ao local pois ainda tenho parentes por lá.Inclusive o Pinduca meu cunhado Que jogava um bolão mora em Cianorte.Não faz muito tempo falei com teu irmão Vadô. O Luis Castanharo que era vizinho de sítio com vocês, é casado com minha sobrinha Conceição e moram em Umuarama.Esse era um baita goleiro.Sempre vejo o Edison Gasparoto ele trabalha no Detran de cianorte.

    ResponderExcluir
  20. Sr. José Caldeira, muito obrigado pela lembrança dessas pessoas e como nasci em 1964, lembro me vagamente do nome Jaime Caldeira, muito citado pelo meu pai, mas do Pinduca, esse eu vibrei muito com o grande talento dele em jogar bola e lembro que ele jogou algumas vezes ao lado de meu irmão Vadô no mesmo time. Já o Luis Castanharo e seus irmãos, eles tinham um campo de futebol, logo abaixo da casa deles e todos os sábados a tarde estávamos lá nos divertindo. Conheci também a esposa dele, a Conceição. O Luis era muito amigo de meu irmão Chico e do Vadô também. E mais uma vez, obrigado por trazer notícias dessas pessoas que não as vejo desde 1985, quando mudei dessa região.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  22. sou silvio naur becker morei muito tempo no benjamin sou filho de Salesio becker q era professor no benjamin , e através dele descobri este site q agradeço muito por recordar este lugar maravilhoso q é o alto benjamin constant. de onde trago recordaçoes muitos felizes de minha infancia . vim para curitiba em 81 e ja voltei algumas vezes. mas até hoje minhas lembranças são ddo lugar e das pessoas q conheci, da escola e da casa onde vivi que hoje infelizmente ja nao existem mais . tbm me lembro de sua familia, do seu Benedito q era presidente da igreja, e do meu pai q nos dias de festa era ele que comandadva o auto falante , como se diz hoje o dj. um abraço e quero agradecer por vc hoje nao esquecer sua raiz, q é o benjamin quem me dera ter feito isso, e vc fez , parabens se possivelm me retorne no . mazinhosnb@hotmail.com, tenho varias fotos antigas do benjamin, e tbm dos alunos da escola daquela epoca. abraços!!!

    ResponderExcluir
  23. Olá Silvio, obrigado pela sua participação nesta página e que ótimo suas recordações de minha família. Eu me lembro muito de seu Pai, que foi meu Professor no 1º Ano do antigo primário, assim como ouvi muitas músicas como essas que mencionei no início desta pagina naquele alto falante comandado pelo seu pai. Lembro da escola e da casa de vocês próximo da escola, mas como você disse, não tem mais. Estive lá em 2009 e nada de escola e de campo de futebol, apenas a saudade. Então assim que retornei, criei essa página para matar a saudade e homenagear a todos que viveram e vivem ainda nesta localidade que alimentou muitos sonhos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  24. oi eu sou leandro vc conhecia o luiz pedroso ele e meu vô mas ele ja faleceu ele morava no alto benjamim tambem ele fasia os leilõeszinhos na festa o senhor sabe se ele ta na foto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, obrigado pela participação nesta página. Eu conheci o seu avô Luiz Pedroso na época em que eu morava nessa região, mas não tenho nenhuma foto dele dessa época. As fotos de festa acima foram me enviadas por visitantes desse blog e a festa é de 2011.

      Excluir
  25. ola prof Joaquim fico feliz pela sua iniciativa, pois frequentei tanto na capelinha do alto Benjamin constante e também das festas.

    ResponderExcluir
  26. Olá sou Vanderlei Santos de Souza filho da Margarida e Valmire Santos de souza. Morávamos na estrada da paineira sentido farinheira do Zé Custodio. Eu e minha irmã Lucineia ficamos muito felizes de ver estas fotos. Tenho algumas fotos como faço pra postar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanderlei, obrigado pela visita nesta página de Alto Benjamim, se você tiver fotos deste lugar, pode me enviar para meu email que será muito bem vinda no Blog Alto Benjamim, veja o email jolnogueira@gmail.com

      Excluir
    2. As imagens e fotos desta região estão neste link
      http://altobenjamim.blogspot.com.br/2014/06/fotos-da-regiao.html

      Excluir
  27. Boa noite professor Joaquim me chamo Irineu tóla nascido em cianorte sou filho de Pedro tola e Rosa tola e sou afilhado de Francisco e Jovelina gostaria de saber se o senhor tem o telefone deles fico no aguardo meu telefone é (11)984705336 IRINEU TOLA

    ResponderExcluir
  28. Boa Tarde, estive ontem na região de São Lourenço, pois a minha esposa e minha filha estão fotografando todas as capelas rurais e urbanas de Cianorte e ontem 13/02/2018, fotografamos a Capela Santa Inês da venda do Albanês, Capela São João do Alto Benjamim, Paroquia de São Lourenço, Capela da Brauna que ainda não sabemos o nome correto, Capela Bom Jesus da Ilheus, Aquela Capela antes do Rio Verissimo na Rodovia para São Lourenço e São Benedito infelizmente foi demolida, quando tiver organizado passamos a fotos para você.

    ResponderExcluir
  29. Meã mãe nasceu allo. En lã época el lugar se l’Alambra Joao Pessoa

    ResponderExcluir