Obs. as imagens desse blog é pública, apenas cite a fonte e o autor das fotos, caso queira usar alguma foto.
A imagem acima é de 2014
A imagem acima é de 2014
Casa de meu avô - Salvador Ramos Nogueira, falecido em 13 de dezembro de 1972 com 83 anos- filho de Joaquim Ramos Nogueira, e que se encontra sepultado no cemitério Portal das Cruzes em Botucatu Sp. Quadra 2 - A - Rua 7. jazido 190 e número 38557. a casa provavelmente é da década de 1950 e embora a foto seja atual, as características segundo depoimento de meus irmãos Aparecida Ramos Nogueira e João Ramos Nogueira, pouco mudaram.
Abaixo, meu pai Benedito Ramos Nogueira e seus irmãos Luis, Argemiro e Joaquim. Esta foto foi tirado em nosso sítio do Estado do Paraná em 1979.
Abaixo, meu pai Benedito Ramos Nogueira e seus irmãos Luis, Argemiro e Joaquim. Esta foto foi tirado em nosso sítio do Estado do Paraná em 1979.
Essa imagem na década de 50, com certeza seria bem diferente e mesmo sem ter nascido nessa época, tive oportunidade de viver minha infância no Estado do Paraná, mas ouvindo as histórias de meus pais sobre esse lugar que ficava ao pé da serra. No Estado do Paraná, meus pais chegaram no início dos anos 60 e sempre nos momentos difíceis, eles contavam para os filhos sobre este pedaço de terra, cuja saída foi para buscar novas terras para a família que estava crescendo. Esta é uma homenagem aos meus pais: Benedito Ramos Nogueira e Luiza Batista Nogueira e a meus irmãos que aqui viveram sua infância.
Igreja de Sto Antonio - Bairro vizinho de Anhumas, próximo a cidade de Botucatu
Escola de 1956 - Sto Antonio - Botucatu
Eu e meu Primo Paulo em festa da 8º Cavalgada, ocorrida em 24 de fevereiro de 2013, almoçamos um prato típico da região: arroz, feijão e sopa de mandioca.
Foto de 24 de fevereiro de 2013
23 de fevereiro de 2013Abaixo, imagens deste lugarejo, pé da serra em 2023 , fotografadas no dia da festa de Santa Cruz , natureza, vegetação, rochas e montanhas.
Acima - visão do barracão
Canários na estrada
exuberância do cogumelo na relva
Visão da serra a partir da estrada
Rochas cujas águas brotam e brilham com os raios do sol
Visão da igrejinha de Santa Cruz da Serra
Abaixo, Salvador José Nogueira e moradores do local que ajudaram na lembrança da Família de Benedito Ramos Nogueira, que deixou este sítio no início de 1960 em busca de novas terras no Estado do Paraná.
Acima - visão do barracão
Canários na estrada
exuberância do cogumelo na relva
coqueiro centenário
Visão da serra a partir da estrada
Rochas cujas águas brotam e brilham com os raios do sol
Visão a partir do barracão
Visão da igrejinha de Santa Cruz da Serra
Vegetação exuberante e o contraste com a serra
Abaixo fotos de 2023 - Salvador José Nogueira, visitou a região e com ajuda de moradores locais, registrou com fotos a casa de sua infância
Casa no pé da Serra onde viveu meu Pai: Benedito Ramos Nogueira
Abaixo, Salvador José Nogueira e moradores do local que ajudaram na lembrança da Família de Benedito Ramos Nogueira, que deixou este sítio no início de 1960 em busca de novas terras no Estado do Paraná.
http://www.amazon.com.br/motiva%C3%A7%C3%B5es-propiciam-sucesso-pessoal-ebook/dp/B00AL8F3XA
Penso que a admiração pelos pais é uma forma de fortalecer nosso caráter como ser humano. Vejo isso nesse texto. Ele também responde a uma pergunta que vinha dentro de mim a um certo tempo, o porquê da sua decisão de sair de Santo André, a resposta é: voltar as raízes.
ResponderExcluirProfessor Ivan, chamo isso de teoria do salmão, somos tentados a morrer próximo de nossas origens, apesar que no meu caso, essa volta tem raízes com os meus pais.
ResponderExcluirBoa noite Professor Joaquim Luiz Nogueira. me chamo Antonio Nogueira e a casa de seu avó, comentado acima esta situado em Anhumas, região de Botucatu e é exatamente o local onde me criei.
ResponderExcluirSou filho do segundo casamento de Salvador Ramos Nogueira, portanto, meio irmão de seu pai Benedito Ramos.
Por um acaso achei o seu blog citando a serra de Botucatu com fots da Santa Cruz da Serra e a casa de Anhumas, que por sinal estive presente na ultima festa, dia 05/05/2012.
Caso tenha interesse podemos trocar informações sobre a cidade e nossa familia. Não possuo Facebook, mas se tiver um outro meio de comunicação (e-mail, por exemplo) ficaria mais facil.
Ate mais, Antonio.
Professor Joaquim, o cadastro do envio é de Rafael Nogueira, meu filho, pois não possuo acesso ao gmail, mas sim yahoo.
ResponderExcluirSe interessar, favor entrar em contato no e-mail informado que ele passará o meu e-mail do yahoo.
Atenciosamente
Antonio
Rafael, passe a sei pai meu email jolnogueira@gmail.com e agradeça e ele por visitar meu blog e o artigo sobre a Serra de Botucatu. As informações que tenho naquele nesse artigo me foi oferecida pela memória de meu irmão mais velho, o João que também viveu sua infância nesse pequeno Vale e me contou na festa de 2011, quando ele pode estar lá com sua família. Como filho um dos filhos mais novo de minha família nasci no Paraná, mas como Professor de História me interesso muito pela história desse lugar. Caso seu pai tenha imagens antigas desse lugar, poderemos acrescentar ao texto, um abraço a você a ao seu pai.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSou Vanda Nogueira, filha de Paulo Ramos Nogueira mais conhecido como Paulo Ramo, antes de vir pra Osasco morávamos na casa de madeira que ficava atrás da Igreja da Santa Cruz a qual meu pai ajudou a construir, meus padrinhos de batismo eram os donos deste lugar o Firmino Ponte e a Jandira, sou neta de José Ramos Nogueira o Zé Ramo e dona Bela...muito bom ver que assim como eu tem mais gente que ama nossa terra e família. ..grande abraço
ResponderExcluirVanda Nogueira, veja o nome das Ruas do Bairro Cesar Neto:
ExcluirEstão sendo utilizadas cerca de 650 toneladas de massa asfáltica para pavimentação das ruas Joaquim Canhado, Manoel Henrique Botelho, Antonio Rossetto, José Ramos Nogueira e o trecho final da Rua Firmino Pontes Ribeiro. Fonte:http://www.leianoticias.com.br/site/botucatu-prefeitura-pavimenta-ruas-revitaliza-praca-e-constroi-academia-ao-ar-livre-em-cesar-neto/
Vanda, obrigado por ajudar na construçâo da memória deste ĺugar e da história destas famĺlias POntes e Ramos NOgueira.
ResponderExcluir