Pesquisar este blog

domingo, 30 de março de 2014

Filme Os Enjaulados e a realidade do professor substituto permanente nas escolas

O Professor substituto permanente, que segundo os alunos deste “filme” não pode fazer nada



Sala indisciplinada, cujos alunos segundo o Professor do “Filme” “não há nenhuma dúvida de que podem bater nele, já que consideram um castigo estar na aula dele” O professor é chamado de imbecil e deve cumprir as regras, ou seja, não pode fazer nada.


O diretor da Escola também trabalha com regras e não pode admitir nada que não esteja de acordo com as regras e leis. Estas no “filme” são para o Professor. Não pode ameaçar, intimidar etc. A mãe do aluno só fala em processar o Professor. O Diretor teve de pedir desculpas pelo professor.


No Intervalo, comportam-se como uma manada e atropelam qualquer um na escada, parece um estouro de boiada.

Na Sala dos Professores, vem a pergunta dos mais experientes ao Substituto: Você é Professor? Então, as regras aqui são “não tome café, nem coma os biscoitos a não ser que você pague e não sente na poltrona” . Sua carteira é roubada no primeiro dia de aula pelos alunos na mudança de salas.



   O Professor é responsável pela sala de aula e até por aquilo que acontece no banheiro dos alunos

Na sala de detenção, tudo o que o professor tem de fazer é evitar que eles se matem na classe

   As professoras são molestadas nos corredores e os professores que interferem também são agredidos. A punição do aluno após estes atos de agressividade  é de apenas três dias de suspensão e depois ele volta pior ainda. E se o professor der queixa, é a palavra do aluno contra a dele e ficará sem o emprego.

Até aqui o filme mostra uma realidade que cada professor deste pais conhece muito bem e a conclusão desta história e as ações do Professor substituto permanente neste episódio deixo para análise daquele que quiser ver o filme na integra. Caso tenha interesse, acesse o link abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário