Pesquisar este blog

domingo, 23 de março de 2014

A toca do coelho e a premiação no trabalho

Joaquim Luiz Nogueira 

Eu... eu... nem eu mesmo sei, nesse momento... eu... enfim, sei quem eu era, quando me levantei hoje de manhã, mas acho que já me transformei várias vezes desde então.que recebi um email que dizia: você não será premiado. Controle-se. — disse a mim mesmo por várias vezes. E pensei que podia muito bem esperar, já que não tinha mais nada a fazer e talvez, afinal, alguém me dissesse alguma coisa que valesse a pena ouvir. Fiquei ali sentado, os olhos fechados, e quase acreditei estar no País das Maravilhas, embora soubesse que bastaria abrir os olhos e tudo se transformaria em insípida realidade.
Mas disse Alice em meu pensamento, Nada se é conquistado com lágrimas. "Vamos, não adianta nada ficar assim!" — E lembrei que Alice dizia a si mesma, num tom áspero. "eu a aconselho a parar já" — em geral ela dava conselhos muito bons a si mesma (embora raramente os seguisse), repreendendo-se de vez em quando tão severamente que ficava com lágrimas nos olhos...

E vi que Alice no País das Maravilhas se parece com meu trabalho: perdido, dentro de uma toca de coelho e sempre estou correndo e atrasado na busca de metas. Quando  eu lia contos de fadas, eu imaginava que aquelas coisas nunca aconteciam, e agora cá estou no meio de um deles!  Só que ninguém gosta de ficar mudando toda hora, sabe. É realmente espantoso, como todas as criaturas brigam. É de levar a gente a loucura!

Mas se a única forma de chegar ao impossível, é acreditar que é possível. Você não sabe grande coisa, e isso é um fato. Veja bem, havia acontecido tanta coisa esquisita nos últimos anos, que eu não tinha começado a pensar que raríssimas metas eram impossíveis. Suponho que saiba o que 'isso' significa.
Sei muito bem o que 'isso' significa quando eu trabalho o ano todo por uma meta. — E então quando acha que está tudo mudado, não é? — Receio que sim. — Eu... eu sou um lutador. — Bastante inseguro, lembrando-se do número de mudanças que praticamos a cada dia. E quanto tempo dura essa cobrança?
E logo,  me lembro do Coelho dizendo: As vezes apenas um segundo. Mas podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir _ Responde
o gato para Alice. Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
E Nesse caso, pouco importa o caminho que devo seguir - replico a mim mesmo. Gostaria de não ter trabalhado tanto! — Parece que vou ser castigado por isso agora, trabalhando mais e mais. Então, recordo-me  do diálogo de Alice com o Chapeleiro: Você me acha louca? Chapeleiro: Louca, louquinha! Mas vou te contar um segredo: as melhores pessoas são.
Assim, Alice aconselha: “Quando tiver dúvida, fique em silêncio.” “Dizem que o tempo resolve tudo. A questão é: Quanto tempo?.”  Segundo  Alice, a  melhor maneira de explicar é fazer. Pois a mim, me importa e muito. — Alice retrucou rápido. Pare de grunhir, não é em absoluto uma maneira apropriada de se expressar, pois o mês de março vai ser interessantíssimo, e talvez, quando estarmos em maio, eu não esteja freneticamente tão louco... pelo menos não tão louco quanto em março.
 E qual é a semelhança entre um corvo e uma escrivaninha?


"Nós aqui sabemos o que deveríamos ter feito ontem, e sabemos o que devemos fazer amanhã, mas talvez nunca sabemos o que devemos fazer hoje."

Nenhum comentário:

Postar um comentário