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quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Pedagogia do autoconhecimento


                                                              Joaquim Luiz Nogueira 

A Pedagogia do autoconhecimento, que abrange uma espécie de “terapia do ser” na qual, o sujeito busca conhecer suas limitações e ainda respeitar as dos outros. Tal incumbência, que agora chega como exigência para os profissionais da educação, também se torna mais um mecanismo na tentativa de que os professores sejam modelados pelas normas legalistas, elaboradas a partir do desejo de novos produtos do consumo coletivo.

Em nome da relação educativa entre professor e estudante, que prega o autoconhecimento pedagógico como primeiro passo rumo a melhorias para o docente e o discente, com uso de conceitos como aliança, cooperação mútua, e participação, onde ambos podem expressar ideias e sentimentos, valores e até crenças, numa utopia chamada de comunicação pedagógica eficaz.

 

“Conhecimento pedagógico significa conhecer seus potenciais recursos internos, habilidades e limitações em relação a si mesmo e aos outros. Isso implica um aumento das responsabilidades e aspirações dos professores de participar ativamente de seu próprio desenvolvimento. Assim, seu potencial autoconhecimento pedagógico é o primeiro passo no processo de autoconhecimento pessoal e profissional. Tem o efeito de otimizar a relação educativa, desencadeada pela necessidade de ser eficiente em qualquer atividade docente. A eficácia da educação depende muito da qualidade da relação professor-aluno. Este deve ser de aliança, participação e cooperação mútua, sendo possível expressar ideias e sentimentos, valores e crenças no repertório comum de professor e aluno da turma. Em essência, garante uma comunicação pedagógica eficaz. Implica desenvolver uma relação empática com o aluno, confiança mútua, respeito mútuo, alta disponibilidade, cognitiva e afetiva e motivacional.”

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042813029479 
Pesquisa:  Autoconhecimento e Desenvolvimento Profissional - Condição Educacional Sustentável de um Relacionamento

 

A defesa de uma pedagogia do autoconhecimento para o Ensino fundamental e médio, como se propõe em documentos oficiais que estão chegando na escola pública, implica de um momento para outro, logo em meio a um período de pandemia e um longo período de ausência de aulas presenciais, na retomada com esta visão motivacional e afetiva, como se trabalhar com ensino fosse algo que não exige por parte do estudante, uma atitude de educação.

 

Os entusiastas desta pedagogia do autoconhecimento falam em “Ajudar cada pessoa a se livrar de si mesma”, ou seja, como se fosse possível deixar de ser ela mesma, isto é, de esquecer os traumas, apagar a genética, controlar o sistema nervoso ou tornar se um estudante dedicado.

 

Neste sentido a pedagogia do autoconhecimento estabelece que “O papel do professor não é avaliar o aluno ou responder por ele, mas ajudá-lo a reconhecer quem ele é”.  A pergunta, quem sou eu? Esta questão, feita pelo sujeito professor, a ele mesmo, com certeza já não obtém nenhuma resposta na grande maioria dos indivíduos adultos, portanto, uma criança ou adolescente, jamais estão preparados para chegar a esta resposta.

 

Aumente a inteligência: busca por significado. Buscar sempre a formação
integral Vá além das aparências com um olhar aprofundado Ajude cada pessoa a se livrar de si mesma
O autoconhecimento é necessário para uma educação transformadora, que permite a todos se engajarem na transformação da sociedade. O papel do professor não é avaliar o aluno ou responder por ele, mas ajudá-lo a reconhecer quem ele é, para se construir, para avançar na definição do seu projeto profissional. Esse processo pode ser comparado à construção de um portfólio de "autoconhecimento", conhecimento que está sempre em movimento. Este trabalho pode gerar motivação. https://www.assomption-france.org/rubriques/gauche/centre-de-ressources-pedagogiques/partage-doutils-pedagogiques/module-daccompagnement-crpa-connaissance-de-soi

 

 

Não se constrói nada sem um bom planejamento, o fato de comparar esta pedagogia de autoconhecimento a construção de um portfólio, é algo muito interessante, porém, quando um estudante coloca todas suas conquistas em um portfólio, provoca motivações, mas quando, junta todos os seus fracassos e traumas, cria agressividade, revolta e violência. No caso de computadores, o técnico pode formatar a máquina, no entanto, com seres humanos, ainda não inventaram nada semelhante para servir como ferramenta ao professor.   

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