Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Pensar na Escola para 2017

Joaquim Luiz Nogueira

“Os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos. Pois muitos serão chamados, mas poucos escolhidos”.Mateus 20:16 

  Pensar a escola atualmente é refletir sobre esta instituição ao longo de sua trajetória, assim como, o desenvolvimento das instituições auxiliares, isto é, o Estado e a Família.
  A escola enquanto símbolo de respeito, ensino e aprendizagem transformadora, ou seja, aquela que gerava esperanças e oportunidades,  parece que está sendo esquecida ou substituída aos poucos.
  Em seu lugar, começou a seguinte sugestão: temos que recriar um novo símbolo, que se inicia com o desejo de plenitude, ou seja, a escola busca substituir ou comparar-se ao papel da família ou do Estado, cuja função se encarrega de desenvolver sentimentos de pertença, participação, protagonismo, vivência, resgate de importância da escola, fazer combinados e contratos de convivência. 

Um comentário:

  1. Infelizmente muitas das vezes a ESCOLA é palco de conflitos pois segundo "Cortella" é na escola que o aluno será cobrado das suas obrigações, coisa que em casa não é, até mesmo é em casa que ele decide o que fazer e quando ele não tem essa autonomia na escola, gera os conflitos.

    ResponderExcluir