R I C H A R D D AW K I N S no livro “A magia da realidade” toca em um tema muito importante para reflexão nos dias de hoje, isto é, o que é realidade? E ao ver a imagem acima, lembro imediatamente das aulas de semiótica psicanalítica, cujo o ilustríssimo Professor Doutor Oscar Cesarotto , Narrador do realismo mágico urbano, Criador da arte conceitual decorativa, Teórico da clínica da cultura e autor de 10 livros, assim que chegou em uma das aulas do ano de 2007, fez a seguinte pergunta: Qual é a diferença entre a imagem de um ácaro na mídia e os duendes?
A questão provocou surpresa entre os alunos, que depois de algum tempo, começaram a responder supondo que os ácaros eram reais, porém aos poucos, o professor foi indagando sobre a imagem do ácaro que cada um descrevia de acordo com o que conhecia das mídias. E observando a imagem trazida pelo livro de Dawkins, podemos ver um exército de monstros aterrorizadores e agindo de forma organizada e sendo liderados por um de tamanho avantajado.
Essa hiper-realidade com certeza faz muito sucesso em filmes de ficção cientifica, mas também ajuda para impressionar as pessoas sobre algo invisível, aquilo que não conseguimos ver a olho nu. No entanto, a imagem mostrada acima é tão assustadora que apresentada a uma criança, ela terá pesadelos com tais criaturas de seis pernas, ferrões, pelos ralos e que não tem olhos.
Nesse sentido, temos que ver essa tendência das mídias modernas em mostrar imagens amplificadas muitas vezes e compará-las com objetos invisíveis e ficamos com a pergunta colocada pelo Prof. Cesarotto: duendes também existem?
Livros de Joaquim Luiz Nogueira