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sexta-feira, 6 de junho de 2014

A educação das crianças, a bexiga de festa e a Lei da Palmada


                                                             Prof.  Joaquim Luiz Nogueira

A educação de uma criança pode ser comparada a uma bexiga de festa, essa última, é capaz de trazer alegria a um ambiente, é bonita e desperta o interesse de todos pela leveza flutuante, que uma vez organizadas no salão, transmitem cores diversas e alegria aos participantes de qualquer evento, desde um aniversário até uma inauguração de loja.
Mas, se elas estiverem livres no ambiente, ao sabor das correntes de ar, do vento soprado pelos ventiladores e do toque das mãos das pessoas, logo podemos imaginar alguns transtornos, tais como, estouros estridentes, convidados se retirando do ambiente, sujeira por toda parte, desordem, tumulto, gritos e indivíduos aflitos.  
As bexigas de festa possuem a capacidade da espontaneidade, isto é, costumam se movimentarem ao sabor do vento. São de natureza livre, caso encontre uma corrente de vento favorável, saem por uma janela, descem uma escada ou se aproximam demais de uma vela. As reações das pessoas costumam ser na maioria das vezes, a de se manterem as afastadas destes balões, principalmente de seus ouvidos, pois são lindos, desde que de longe. É algo que significa alegria, brilho, felicidade e emoção a partir de certa organização ou arranjo.
Todas as crianças tornam-se linda, desde que educada. E educar significa limites, que cada cultura, cada família, cada sociedade reconhecem como ideais. Vossas excelências Senadores (as) deveriam respeitar o direito de cada pai e de cada mãe para escolher a melhor forma de educar seus filhos, pois a experiência nos mostra muito bem, trata-se da única esperança de que nossos filhos possam significar um dia, alegria e orgulho dentro e fora dos lares.
Se a preocupação é com os traumas, pensem sobre as condições que vivem os brasileiros, diante da falta de emprego e dos baixos salários, que obrigam pais e mães de família a saírem de madrugada de casa e voltarem por volta das 22 duas horas em seus lares. Uma luta para trazer o mínimo para seus lares. 
Essas crianças sendo criadas apenas por comida, não precisam só de comida. Elas buscam também aquilo que os Titãs cantavam:
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Prá aliviar a dor
Sem pais e sem mães no lar, o dia fica muito grande para as crianças pobres, que não contam com babás selecionadas como possuem vossas excelências Senadores(as). Esses filhos dos pobres são educados ao sabor dos ventos nas ausências de seus responsáveis, ora diante da televisão, ora no vídeo game, ora no computador, ora na rua, ora nas casas dos vizinhos.

Suas moradias, na maioria das vezes em áreas vulneráveis, seus filhos estão ficam a mercê de todo tipo de orientação, desde a felicidade prometida pelas drogas até os conselhos de vossas excelências aos pais para que eduquem os filhos sem provocar constrangimentos. Pobres famílias, pobres crianças, abandonadas pelas condições sociais em que vivem, estão condenadas como bexigas de festas, a buscar rumos no caos. Muitos terão sorte, porém muitos serão tragados por correntes de ar que levarão ao fogo da vela. 

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Alguns Sertanejos que Foram Sucessos nos Anos 80

    A música sertaneja nos anos 80, quando o rádio ainda tinha uma audiência nos cantões da roça, alguns sertanejos  despontaram  como sucesso aos ouvidos daqueles que ligavam o aparelho apenas nas madrugadas e nos fins de tarde. A região era o Norte e Noroeste do Estado do Paraná e naquele tempo, por muitas vezes tive a oportunidade de conhecer essas canções que marcaram uma época, mesmo que seus interpretes não resistiram as transformações das décadas seguintes. Vamos viajar no tempo:







Educação para os Direitos Humanos: a fronteira para entendermos os conflitos dentro de nossas escolas.


Joaquim Luiz Nogueira

A educação, obrigação das famílias e do Estado, segundo a Constituição Federal no  Art. 205: “ A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.


A nova proposta visa a formação de uma nova mentalidade coletiva, seguindo valores de solidariedade, tolerância e respeito pelas diversidades. Trata-se da formação do sujeito de direitos, não cita deveres, responsabilidades, honestidades, justiça, trabalho e esforço, elementos necessários ao pleno desenvolvimento da pessoa em seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, cobrado na Constituição Federal.


Os chamados sujeitos de direitos com ênfase nas populações mais vulneráveis chegam à escola para trocar experiências. Apresentam comportamentos tão diferentes em relação aos hábitos necessários para adquirir uma aprendizagem de qualidade equivalentes aos princípios do Art. 206 da Constituição que prega: “O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino”;
Para a proposta, conhecer o diferente “é perder o medo do desconhecido”. Isso já aconteceu, pois alguns não respeitam pais, mães, professores, diretores etc. A parte de respeitar a opinião daqueles que os alimentam ou ensinam, não aprenderam, pois interpretam tudo de acordo com suas vontades.
Quanto, o papel estratégico dos meios de comunicação de massa, assim como acontece na educação, estão mais preocupados com a desconstrução do ambiente nacional, do que com a construção da justiça, da formação de trabalhadores e com a formação ética reconhecida pela maioria dos cidadãos.


Os princípios dessa nova orientação da educação em Direitos Humanos, propõe uma capacitação de lideranças comunitárias a partir dos cursos de qualificação profissional e de alfabetização de jovens e adultos, trata-se de uma parceria permanente a partir do diálogo com o vasto leque de movimentos populares, sindicatos, igrejas, ONGs. Clubes, etc. Todos, segundo a nova proposta, desenvolvem atividades formativas em seu dia-dia. Quanto aos princípios de todas essas atividades formativas e o acompanhamento do que é ensinado, não é mencionado na proposta em questão.


Esperamos que os responsáveis pela nova Educação para os Direitos Humanos, também não esqueçam daquilo que está escrito na Constituição Federal em seu Art. 205 - V – “valorização dos profissionais do ensino, garantido, na forma da lei, plano de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, assegurado regime jurídico único para todas as instituições mantidas pela União; VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII - garantia de padrão de qualidade”.






sábado, 19 de abril de 2014

O futuro e a nova geração Y

   Joaquim Luiz Nogueira 
   
   Segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos pelo Instituto Pew  e divulgado na Folha de São  Paulo neste sábado 19 de abril de 2014 (A- 16) as gerações  dos nascido entre os anos de 1928 e os anos 80, mostram  grandes mudanças que podem influenciar no modo de agir e de ser perante temas  polêmicos dos dias atuais.
                     

    A geração de 1928 – 1945, chamada na pesquisa de silenciosa, parece estar desaparecendo juntamente com seus corpos. Os Baby – booners  de 1946 – 1964, estão sendo derrotados ou engolidos  pela geração X, nascido sob o avanço das ideias liberais e por fim, temos a geração Y, que, conhecidos como nativos digitais, vivem no mundo virtual onde criaram raízes e fincaram bandeiras, estabeleceram territórios e se declaram independentes dos valores das gerações anteriores.   Vejam abaixo as opiniões de cada geração sobre temas polêmicos:


      Quando o assunto é maconha, os votos a favor ganham terreno a cada geração, parece algo providencial, como se a própria natureza humana deixasse o interesse desta substância para a próxima geração como algo inevitável. De outro lado, a religião perde força drasticamente na geração Y,  e isto, talvez tenha relação com o uso cada vez mais constante das redes sociais, que de algum modo, está  ocupando o tempo da reflexão desta nova geração.
    Nos próximos 50 anos a geração Y estará  competindo com outras gerações muito mais avançadas tecnologicamente, cujo cenário deve se apresentar com grande carência de mão de obra humana e de matéria prima. As máquinas e as modificações transgênicas dos alimentos  devem ser a promessa do novo conceito da felicidade proporcionada pelas drogas. O mundo livre de esforços físicos e mentais, que prolonga em quase tudo ao obedecer aos cliques de botões  e sinais químicos, estes últimos são jogados ao cérebro a partir de substâncias poderosas, causadoras de alegrias artificiais e felicidades que relampejam na mente.  

Fonte   da pesquisa: Folha de São Paulo 19 de abril cad. A-16 

domingo, 30 de março de 2014

Filme Os Enjaulados e a realidade do professor substituto permanente nas escolas

O Professor substituto permanente, que segundo os alunos deste “filme” não pode fazer nada



Sala indisciplinada, cujos alunos segundo o Professor do “Filme” “não há nenhuma dúvida de que podem bater nele, já que consideram um castigo estar na aula dele” O professor é chamado de imbecil e deve cumprir as regras, ou seja, não pode fazer nada.


O diretor da Escola também trabalha com regras e não pode admitir nada que não esteja de acordo com as regras e leis. Estas no “filme” são para o Professor. Não pode ameaçar, intimidar etc. A mãe do aluno só fala em processar o Professor. O Diretor teve de pedir desculpas pelo professor.


No Intervalo, comportam-se como uma manada e atropelam qualquer um na escada, parece um estouro de boiada.

Na Sala dos Professores, vem a pergunta dos mais experientes ao Substituto: Você é Professor? Então, as regras aqui são “não tome café, nem coma os biscoitos a não ser que você pague e não sente na poltrona” . Sua carteira é roubada no primeiro dia de aula pelos alunos na mudança de salas.



   O Professor é responsável pela sala de aula e até por aquilo que acontece no banheiro dos alunos

Na sala de detenção, tudo o que o professor tem de fazer é evitar que eles se matem na classe

   As professoras são molestadas nos corredores e os professores que interferem também são agredidos. A punição do aluno após estes atos de agressividade  é de apenas três dias de suspensão e depois ele volta pior ainda. E se o professor der queixa, é a palavra do aluno contra a dele e ficará sem o emprego.

Até aqui o filme mostra uma realidade que cada professor deste pais conhece muito bem e a conclusão desta história e as ações do Professor substituto permanente neste episódio deixo para análise daquele que quiser ver o filme na integra. Caso tenha interesse, acesse o link abaixo:



Livro sobre a Liberdade Humana


Este livro terá lançamento ainda este ano pelo site  www.autoresfree.com.br 

Veja abaixo os assuntos que o livro abordará:

O que Entendemos por Liberdade? .........................................................
O Interesse de Plenitude Comandando o Indivíduo ................................
Indivíduos Livres ....................................................................................
Liberdade de uns e de outros .................................................................
Iniciativas Livres ou ações sob o comando das sensações?..................
Liberdade e Corpo: Concepção Espiritualista, Ciências Humanas e Clássicas. ............................................................................................
Liberdade ou a busca do que tem de melhor em si mesmo. ................
Formas de Apresentar o Mundo em que Pertence ..........................................
Liberdade: processo herdado e escolhido ......................................................
O Futuro da Liberdade: escolhas, limites e ameaças. ...................................

domingo, 23 de março de 2014

A toca do coelho e a premiação no trabalho

Joaquim Luiz Nogueira 

Eu... eu... nem eu mesmo sei, nesse momento... eu... enfim, sei quem eu era, quando me levantei hoje de manhã, mas acho que já me transformei várias vezes desde então.que recebi um email que dizia: você não será premiado. Controle-se. — disse a mim mesmo por várias vezes. E pensei que podia muito bem esperar, já que não tinha mais nada a fazer e talvez, afinal, alguém me dissesse alguma coisa que valesse a pena ouvir. Fiquei ali sentado, os olhos fechados, e quase acreditei estar no País das Maravilhas, embora soubesse que bastaria abrir os olhos e tudo se transformaria em insípida realidade.
Mas disse Alice em meu pensamento, Nada se é conquistado com lágrimas. "Vamos, não adianta nada ficar assim!" — E lembrei que Alice dizia a si mesma, num tom áspero. "eu a aconselho a parar já" — em geral ela dava conselhos muito bons a si mesma (embora raramente os seguisse), repreendendo-se de vez em quando tão severamente que ficava com lágrimas nos olhos...

E vi que Alice no País das Maravilhas se parece com meu trabalho: perdido, dentro de uma toca de coelho e sempre estou correndo e atrasado na busca de metas. Quando  eu lia contos de fadas, eu imaginava que aquelas coisas nunca aconteciam, e agora cá estou no meio de um deles!  Só que ninguém gosta de ficar mudando toda hora, sabe. É realmente espantoso, como todas as criaturas brigam. É de levar a gente a loucura!

Mas se a única forma de chegar ao impossível, é acreditar que é possível. Você não sabe grande coisa, e isso é um fato. Veja bem, havia acontecido tanta coisa esquisita nos últimos anos, que eu não tinha começado a pensar que raríssimas metas eram impossíveis. Suponho que saiba o que 'isso' significa.
Sei muito bem o que 'isso' significa quando eu trabalho o ano todo por uma meta. — E então quando acha que está tudo mudado, não é? — Receio que sim. — Eu... eu sou um lutador. — Bastante inseguro, lembrando-se do número de mudanças que praticamos a cada dia. E quanto tempo dura essa cobrança?
E logo,  me lembro do Coelho dizendo: As vezes apenas um segundo. Mas podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir _ Responde
o gato para Alice. Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
E Nesse caso, pouco importa o caminho que devo seguir - replico a mim mesmo. Gostaria de não ter trabalhado tanto! — Parece que vou ser castigado por isso agora, trabalhando mais e mais. Então, recordo-me  do diálogo de Alice com o Chapeleiro: Você me acha louca? Chapeleiro: Louca, louquinha! Mas vou te contar um segredo: as melhores pessoas são.
Assim, Alice aconselha: “Quando tiver dúvida, fique em silêncio.” “Dizem que o tempo resolve tudo. A questão é: Quanto tempo?.”  Segundo  Alice, a  melhor maneira de explicar é fazer. Pois a mim, me importa e muito. — Alice retrucou rápido. Pare de grunhir, não é em absoluto uma maneira apropriada de se expressar, pois o mês de março vai ser interessantíssimo, e talvez, quando estarmos em maio, eu não esteja freneticamente tão louco... pelo menos não tão louco quanto em março.
 E qual é a semelhança entre um corvo e uma escrivaninha?


"Nós aqui sabemos o que deveríamos ter feito ontem, e sabemos o que devemos fazer amanhã, mas talvez nunca sabemos o que devemos fazer hoje."

sexta-feira, 14 de março de 2014

Máquinas e Esforço Humano: A Libertação do Corpo, da Mente e da Própria Máquina

Breve lançamento em  http://www.autoresfree.com.br/


     Algumas preocupações dos dias de hoje nos despertam para uma busca e, ao mesmo tempo, despertam o diálogo necessário entre épocas passadas e inquietações do presente. O fato de enfrentarmos questões tão complexas em todas as áreas do conhecimento no mundo atual, cujas comunicações quebraram as barreiras físicas e destruíram as certezas, desencadearam novas fronteiras para os indivíduos e seus sonhos. (Introdução do Livro: Uma Breve História dos Elementos que nos orientam).
      O mundo atual das incertezas e dos acasos direciona indivíduos para campos mesclados entre leis divinas, contextos artificiais, naturais, circunstâncias e vontades humanas livres. Felicidades e deleites, incorporadas ao tempo da instantaneidade, mas sobreposto a elementos de moralidade. A aventura do desejo humano em meio a caos e ordem, horror e alegria. (Introdução do Livro: Uma Breve História dos Elementos que nos orientam).
Máquinas e Esforço Humano: A Libertação do Corpo, da Mente e da Própria Máquina

A primeira e mais característica –
que vitaliza todas – é a de trazer
à tona e sustentar um sentido de
 espanto diante do mistério
 da existência[1]
E se forem apenas as próprias
exceções que criam, retrospectivamente,
a ilusão da “norma” que elas
supostamente violam?[2]

     Na época atual, cujos avanços tecnológicos tentam modificar a história da humanidade e envolver a participação de todos em confrontos diretos, com indagações que abrangem desde a identidade pessoal e a dignidade humana até as questões de avanços na área da biogenética, levantam-se aspectos interessantes, rumo aos princípios que nos apontam direções no século XXI, vejamos essas preocupações nas palavras de Žižek:
hoje vivemos uma época extremamente interessante, na qual uma das principais consequências de avanços como a biogenética, a clonagem, a inteligência artificial e outros é que, talvez pela primeira vez na história da humanidade, temos uma situação em que o que eram problemas filosóficos são agora problemas que dizem respeito a todos (...) confrontam–nos diretamente com perguntas referentes ao livre–arbítrio, à ideia de natureza e do ser natural e à identidade pessoal (...) certas perguntas - tais como o que é a dignidade humana, onde fica a responsabilidade moral, e outras similares – que tradicionalmente, eram indagações filosóficas. (ŽIŽEK, 2006, p. 70)
Preocupações como o livre-arbítrio em uma sociedade dominada por uma comunicação complexa de diversos aparelhos criados para facilitar a circulação de mensagens entre pessoas e, ao mesmo tempo, orientá-las nas ações cotidianas. Neste sentido, surge uma atmosfera de dúvidas e incertezas quanto ao caminho que devemos seguir frente a inúmeras sugestões proporcionadas por uma teia de saberes, advindas das novas tecnologias.            Desse modo, temos o encontro de uma herança baseada na visão positivista do progresso linear, que carrega uma ótica cultural evolucionista, cuja leitura de épocas passadas ou fatos também foram, em sua maioria, frutos desta visão de linearidades, cujas interpretações apontavam direções com bases em etapas anteriores. Segundo Gruzinski:
A complexidade desses fenômenos adapta-se mal a uma herança positivista que alimenta uma visão do tempo baseada na linearidade. A noção de cultura nasceu numa ótica evolucionista, que por muito tempo impregnou a história. Com frequência os historiadores tenderam a ler as épocas passadas como fruto de um movimento linear, de uma evolução, até mesmo de uma progressão ou de um progresso. Como se, a cada vez, uma nova etapa devesse supostamente desenvolver forças que estariam contidas, em gestação, nas etapas anteriores (...) esse tempo linear carrega a sempiterna questão das origens, que, por sua vez, implica a ideia de uma autenticidade ou de uma pureza passada a ser reencontrada. (GRUZINSKI, 2001, p. 58)
E com orientações nos supostos sucessos de etapas obtidas anteriormente, prosseguiam-se com apontamentos de direções futuras. Assim, a presença de determinados valores orientavam, dentro de uma suposta linearidade que deveria ser construída com base em certas origens ou purezas a serem novamente buscadas.
    Todas essas orientações de direções organizadas linearmente pelas sociedades foram sacudidas com os avanços da comunicação nas décadas finais do século XX e início deste século. As novas tecnologias fizeram com que o mercado se transformasse em mediador das demandas políticas e culturais a partir das mídias, que criaram novos modos de percepções, sensibilidades, linguagens e escritas. De acordo com Barbero[3], as novas tecnologias provocaram certo embaraço nas fronteiras entre razão e imaginação:
O que estamos tentados a pensar seria que de um lado, temos a hegemonia de uma comunicação de mercado sobre a sociedade: a comunicação convertida no motor mais eficaz para soltar a inserção das culturas – étnicas-nacionais e locais – em espaço/tempo do mercado e das tecnologias globalizadas. Pois o que é fatalismo tecnológico acaba legitimando a onipresença mediadora do mercado. E com ela a perversão do sentido das demandas políticas e culturais que encontram de algum modo expressão nos meios de comunicação, depois deslegitimarem de qualquer questionamento de ordem social sobre mercado e das tecnologias que oferecem formas (...) pois a tecnologia absorve hoje não só as novas máquinas ou aparatos dos novos modos de percepção e de linguagem, até novas sensibilidades e escritas. Radicalizando a experiência de desarranjo produzida pela modernidade, a tecnologia desloca os saberes modificando tanto o estatuto cognitivo quanto o institucional das condições do saber e das figuras da razão, o que conduz a um forte borrão das fronteiras entre razão e imaginação, natural e artificial, arte e ciência, saber e experiência profana. (MARTÍN-BARBERO, 2002, p. 32-33)
De outro lado, os seres humanos, que foram capacitados com certa autonomia para conduzirem suas vidas durante a evolução biológica, mas que, para buscar soluções que pudessem aliviar o esforço físico e ainda produzir mais, inventaram máquinas que, ao longo do tempo, ganharam cada vez mais autonomia, dando liberdade aos homens, principalmente em trabalhos pesados e perigosos, e, ao mesmo tempo, facilitando a comunicação entre pessoas ao eliminar as barreiras físicas.
    Todas essas facilidades não deixaram de trazer outras implicações, dentre elas, a dependência homem–máquina. Tal ferramenta evoluiu e continua a se desenvolver nas sociedades de hoje, mesclando-se cada vez mais com outros campos da pesquisa tecnológica: robótica, cibernética, biogenética e outras. Sobre a evolução das máquinas e a evolução biológica humana, ficamos com a seguinte análise de Morin:
A história das máquinas é a da autonomia crescente delas. Pode–se comparar a evolução do maquinismo com a evolução biológica, mas a primeira diferença consiste em que, para as máquinas, o demiurgo é muito nitidamente identificado: a trindade humana.
Outra diferença é que a vida se desenvolveu a partir de uma autonomia primeira. O desenvolvimento das máquinas partiu de uma dependência total, a do instrumento. A história humana gerou máquinas relativamente autônomas, a fim de aumentar-lhes a utilidade, aliviando o homem do trabalho. A autonomia delas deu, recentemente, um grande salto evolutivo, com os nascimentos, quase simultâneos, seguidos imediatamente por uma conjugação, da teoria da informação, da cibernética e do computador. Os progressos dos computadores tornam as máquinas cada vez mais capazes de autocomportar-se e de autopilotar-se, a partir, claro, de programas estabelecidos pelos seres humanos. (MORIN, 2007, p. 245)
A direção apontada pelas máquinas, segundo Morin, estabelece-se em duas fronteiras, sendo uma delas o caminho da inteligência artificial, estudos e pesquisas que já desenvolveram computadores capazes, em alguns aspectos, principalmente na velocidade de cálculos, de superar o cérebro humano. De outro lado, as máquinas assinalam-se na direção da auto-organização, isto é, da autonomia em relação à produção da própria energia que as alimenta:
A evolução das maquinas segue em duas direções.
A primeira é a do desenvolvimento da inteligência artificial. Programas capazes de evoluir e de complexificar-se em função da experiência estão em estudo, assim como computadores “neuronais”, próximos do cérebro pela complexidade, mas superiores em poder de cálculo (...) A segunda direção é a da auto-organização das maquinas. Estão em teste autômatos que se alimentariam de energia por si mesmos, adquirindo assim uma nova autonomia. (MORIN, 2007, p. 245-246)
Neste sentido, temos uma direção que nos atrai para a produção, no futuro, de máquinas que possam cada vez mais imitar a ação humana e talvez, em algum sentido, produzir com mais qualidade novas ferramentas e serviços. E ainda, no mesmo rumo, a ideia de que as máquinas do futuro poderão ganhar autonomia e se libertarem, sendo capazes de auto-alimentação.







[1]  Campbell, Mitologia Ocidental, p. 419.
[2] Žižek, Arriscar o Impossível, p. 69.
[3] Lo que estamos intentando pensar entonces es, de um lado, la hegemonia comunicacional del mercado em la sociedade: La comunicación convertida en el más eficaz motor del desenganche e inserción de las culturas – étnicas, nacionales o locales – en el espacio/tempo del mercado y las tecnologías globales. Pueslo que el fatalismo tecnológico acaba legitimando es la omnipresencia mediadora  del mercado. Y con ella la perversión del sentido de las demandas políticas y cuturales que encuentran de algún modo expresión em los médios, además de  la deslegitimación de cualquier cuestionamiento de un orden social al que solo el mercado e las tecnlogías permitirían darse forma. (...) pues la tecnologia remite hoy no a nuevas máquinas o aparatos sino a nuevos modos de percepción y de lenguage, a nuevas sensibilidades y escrituras. Radicalizando la experiência de des-anclaje producida por la modernidade, la tecnologia deslocaliza los saberes modificando tanto el estatuto cognitivo como institucional de las  condiciones del saber y las figuras de la razón, lo que está conduciendo a um fuerte emborronamiento de las fronteras entre razón e imagición, saber e información, naturaleza y artificio, arte y ciência, saber experto y experiencia profana. (MARTÍN-BARBERO, 2002, p.32-33). 

segunda-feira, 3 de março de 2014

Pássaros Raros em regiões urbanas

Como apreciador de pássaros que ainda sobrevivem em áreas verdes próximas dos centros urbanos, observei  algumas aves lindas, e que devem desaparecer nos próximos anos devido a urbanização sem planejamento, destruição das áreas verdes e poluição dos rios urbanos com plantações de cana de açúcar e eucaliptos em grandes áreas.   

Observado em Botucatu sp  Saíra amartelo

Observado em Botucatu sp Saíra verde

Observado em Botucatu sp  Saíra Andorinha

Observado em Botucatu Saíra amarelo

Observado em Botucatu sp

Observado em Serra do Salitre MG    Coleirinha Macho

Observado em Botucatu sp   Saíra andorinha

Observado em Botucatu sp

Observado em Serra do Salitre MG  Tesourinha do campo

Observado em Serra do Salitre MG

Observado em Botucatu sp

Observado em Botucatu sp  Coleirinha fêmea

Observado em Santa Fé sp

Mais aves em minha lente no link abaixo


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Uma leitura de porta do século XIX no Brasil

Joaquim Luiz Nogueira
Foi numa visita a fazenda Ipanema em Iperó  que me deparei com uma porta interessante, nela algumas frases que fazem sentido para compreendermos o Brasil. Logo no topo, abaixo do arco preenchido por desenhos na ferragem em formas de curvas, temos nosso olhar desviado para o vácuo da escuridão solitária do prédio, isto é, o vazio sem resposta. 

Logo abaixo podemos ler “Restauração da Fábrica de Ferro de São João de Ypanema Regência do Império” Sob o enquadramento floral, semelhante a Art Nouveau que mais tarde no final do século iria invadir os palacetes deste pais, temos os nomes das excelências, escritos para permanecer na História. 



As datas estão confusas, pois o ano desta restauração que consta na porta é 1834, enquanto, o chamado golpe da maioridade, que levou o menino imperador ao poder foi 1840. Na imagem abaixo, temos o típico desenho da Art Nouveau, com um rosto (supostamente do menino D. Pedro II) envolvido nos arranjos florais.

 

O rosto posicionado como figura central da porta tem logo abaixo a confirmação de sua importância na frase “ D. Pedro II Imperador Constitucional e Perpétuo Defençor do Brazil”. Portanto, a porta registra o interesse da fábrica de ferro na defesa do Menino Imperador como o perpétuo defensor do Brasil, crença de cunho monarquico e herança do Absolutismo, quando alguns reis na Europa ganharam status próximo a deuses junto ao povo.


  A imagem abaixo mostra um ritual de vassalagem, muito comum na Europa Feudal, quando senhores e cavaleiros faziam algum acordo ou negócio, sendo este selado por um aperto de mãos e tapinhas nas costas. No caso acima da Fábrica de Ferro, o símbolo das mãos significava que havia um acordo entre “nobres” brasileiros.  



 E a seguir, a homenagem de aclamação da maioridade do Imperador de 23 de julho de 1840 e “coroação do mesmo Augusto do Senhor em 18 de julho de 1841”. O título de Augusto do Senhor é uma mescla de poderes dos Imperadores Romanos com a crença de reis coroados com a benção de Deus pelos papas medievais.
 

E para finalizar a porta,e o acordo firmado entre cavaleiros, temos o registro de nomes de homens da guerra e o representante da Província. O ministro e secretário de “Estado dos Negócios da Guerra” que no final do quadro cita também o “Director Bloem” referindo se provavelmente ao Major Johann Bloem, diretor-geral das Usinas Siderúrgicas do Império do Brasil.