Sessenta tarefas de um Diretor de escola pública, ocupações que fazem parte da rotina, porém, muitas delas não estão prevista em legislação, assim como muitas outras que não constam desta lista.
1 - Fazer Levantamento dos diagnósticos da escola para o
acompanhamento pela equipe gestora, segundo plataforma “Foco Aprendizagem”;
2 - Levantar documentos para dar início e Conclusão ao Plano
Gestão (2017 – 2020);
3 - Definir, junto com a coordenação pedagógica, as metas de
aprendizagem para Ensino Fundamental e Ensino Médio para cada bimestre letivo;
4 - Comunicar por escrito as famílias de alunos com defasagem
de aprendizagem nos bimestres;
5 - Indicar os aplicadores do
SARESP de acordo com Videoconferência
sobre materiais do SARESP;
6 - Atender a Convocação da Procuradoria
referente a processos Disciplinares;
7 - Fechamento das verbas de acordo
com os prazos de Prestações de contas;
8 - Verificar pintura externa do prédio da escola:(entrada de alunos) e secretaria;
9 - Verificar conserto de portas furadas, sifões de pia do pátio e banheiros;
10 - Agendar corte de mato e Limpeza da área verde da escola
semestralmente;
11 - Providenciar Conserto e troca dos filtros dos bebedouros
do pátio e demais dependência da escola de acordo com a validade, limpeza de calhas, caixa de água e dedetização do Prédio.
12- Levantamento de
vidros quebrados, tomadas destruídas e lâmpadas apagadas por sala e banheiros
por semestre;
13- Levantamento de pichações e destruição da pintura por
sala de aula e banheiros a cada semestre;
14 - Levantamento de bacias quebradas e entupidas nos
banheiros a cada semana;
15 - Registrar e apontar rumos de projetos e parcerias no
início do ano letivo;
16 - Construir os objetivos da escola a cada ano letivo;
17 - Organizar o plano de trabalho para cada bimestre do ano
letivo;
18 - Planejar e pesquisar pontos positivos e relatar pontos
negativos da escola a cada ano letivo;
19 - Consultar líderes de classes para diagnosticar problemas
e buscar soluções;
20 - Convocar os responsáveis pela A.P.M. e os membros do Conselho de Escola para
reunião de calendário escolar e extraordinárias para decisões, tais como proposta
de licitação da cantina;
21 - Atualizar atas de gastos urgentes e prioridades com o
Recurso Próprio da APM e exposições em quadros de avisos dos gastos de Recursos
Próprios;
22 - Levantamento de Prioridades para gastos de verba de
manutenção do prédio e Programa Dinheiro Diretos na Escola;
23 - Fazer pagamento pela A.P.M. das mensalidades da
contabilidade e, pagamento de ligações indevidas;
24 - Finalizar gastos e
aplicação da verba do P.D.D.E. e Manutenção do Prédio e Verbas de Projetos;
25 - Fazer pesquisas de preços... Recolhimento de Impostos –
gerar fatura sobre nota fiscal de serviços;
26 - Verificar se há itens glosados nas verbas via GDAE e
solucionar ajustes e cartas explicativas;
27 - Planejar o trabalho dos funcionários nos recessos
escolares do ano letivo;
28- Verificar o funcionamento dos computadores da escola
(secretaria e sala da Direção e coordenação, assim como do acessa escola);
29 - Pedir para elaborar as etiquetas de bens de patrimônio,
colar nos bens e organizar a documentação dos bens de capital adquiridos por
verbas e doados a A.P.M.
30 - Oficializar e protocolar documentos sobre as ausências
de professores na escola junto a Dirigente Regional;
31- Planejar o Conselho de Série e Classe dos bimestres e
fazer o levantamento da aprendizagem por série /classe;
32 - Definir a data para as reuniões bimestrais e
extraordinárias com os pais;
33 - Organizar planilhas de reposições de aula por bimestre e
semestre do ano letivo;
34 - Analisar os gráficos de aprendizagem do conselho de
série/classe e propor soluções;
35- Convocar reunião extraordinária com as famílias dos
alunos problemáticos e os professores que lecionam na classe;
36 - Analisar o gráfico de Rendimento por bimestre e por
classe e Definir prioridades por
bimestre e fazer Reposição dos dias de Ponto
Facultativo assim como, o comunicado aos professores e funcionários;
37 - Orientar e supervisionar o registro e a inserção dos
dados e informações sob-responsabilidade dos docentes e do Gerente de
Organização Escolar;
38 - Organizar reunião do
Plano de Ação Participativo (P.A.P.) durante o Planejamento anual;
39 - Fazer uma verificação
das pautas que serão abordadas com antecedência nas reuniões de Planejamento e
Replanejamento Escolar;
40 - Orientar a Compensação
de ausências de alunos junto aos Professores;
41 - Registrar e acompanhar
os casos de indisciplina na escola e comunicar a família;
42 - Verificar os Registros
de recuperação contínua e compensação de ausências nos diários de classe dos
professores;
43 - Atender as convocações das
Reuniões na Diretoria de Ensino e Tribunal Regional Eleitoral;
44 – Acompanhar entradas e saídas dos alunos nas portarias da
escola e acesso a rua;
45 – Intervir em brigas e agressões entre alunos no interior
da escola, registrando as agressões e lesões e encaminhando para corpo delito e
Delegacia de Polícia;
46 – Circular pela escola e banheiros para observar o consumo
de drogas, cigarro e bebidas alcoólicas pelos adolescentes no interior da escola;
47 – Retirar alunos de classe que não é dele e encaminhá-lo
para sua classe de origem;
48 – Atender a matricula de alunos de liberdade assistida que
retornam para escola a pedido da legislação;
49- Acompanhar e fazer relatórios para assistente social de
alunos de Liberdade Assistida;
50 – Fiscalizar e relatar o cumprimento das tarefas da
empresa terceirizada de limpeza no interior da escola;
51 – Na falta de funcionários, ajudar no fluxo de alunos para
que eles não fiquem para os corredores e banheiros;
52 – Na ausência de Professores, cuidar das classes ou
administrar aulas para que os alunos não fiquem sozinhos numa sala;
53 – levar e buscar expedientes da escola no protocolo da
Diretoria Regional;
54 – Comunicar os membros da APM para assinar documentos na
Escola referente a gasto de verbas;
55 – Convocar assembleias na escola para escolher membros da
APM ou Renovar Diretoria da mesma todos os anos;
56 – Enviar para registro em cartório a Ata da APM e os nomes
que compõe a Diretoria a cada ano com reconhecimento de firma das assinaturas;
57 – Acompanhar os responsáveis pela APM até o Banco para
abertura de contas em Nome da APM e confecção de cartão de assinaturas junto ao
Banco;
58 – Providenciar junto aos responsáveis pela APM e o Banco,
uma senha e um login para administração das contas online;
59 – Assinar cada histórico de aluno matriculado na unidade
escolar, assim como demais documentos da escola;
60 – Elaborar junto a comunidade escolar regras e normas para
funcionamento da unidade escolar a cada ano letivo;
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