Joaquim Luiz Nogueira
“Os últimos serão
primeiros, e os primeiros serão últimos. Pois muitos serão chamados, mas poucos
escolhidos”.Mateus 20:16
Pensar a escola atualmente é
refletir sobre esta instituição ao longo de sua trajetória, assim como, o
desenvolvimento das instituições auxiliares, isto é, o Estado e a Família.
A escola enquanto símbolo de
respeito, ensino e aprendizagem transformadora, ou seja, aquela que gerava
esperanças e oportunidades, parece que
está sendo esquecida ou substituída aos poucos.
Em seu lugar, começou a
seguinte sugestão: temos que recriar um novo símbolo, que se inicia com o
desejo de plenitude, ou seja, a escola busca substituir ou comparar-se ao papel
da família ou do Estado, cuja função se encarrega de desenvolver sentimentos de
pertença, participação, protagonismo, vivência, resgate de importância da
escola, fazer combinados e contratos de convivência.
Infelizmente muitas das vezes a ESCOLA é palco de conflitos pois segundo "Cortella" é na escola que o aluno será cobrado das suas obrigações, coisa que em casa não é, até mesmo é em casa que ele decide o que fazer e quando ele não tem essa autonomia na escola, gera os conflitos.
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