http://www.autoresfree.com.br

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Como atuar na escola segundo a Pedagogia Quântica

 


Pedagogia Quântica

Joaquim Luiz Nogueira

https://gestaodosucesso.blogspot.com/2023/07/por-uma-pedagogia-quantica.html

Nossa função enquanto professores ou gestores será:

a)     Garantir a sobrevivência da escola, embutindo nela a competência para lidar com os estímulos perturbadores da comunidade escolar;

b)    A desordem trazida pelo coletivo torna-se a fonte da ordem, pois ela, incorpora o processo do crescimento, isto é, uma ordem sem controle.

c)    No entanto, devem se manter abertos, ou seja, temos de aprender no desequilíbrio, sobreviver no limite entre ordem e o caos;

d)     Permanecer à espreita, dialogar constantemente com os envolvidos, buscar uma abordagem geral para atender a complexidade em que vivemos;

e)    Na teoria da complexidade temos a pesquisa daquilo que emerge, isto é, a tentativa de entender e explicar as propriedades do novo em uma abordagem não - linear, cuja afirmação nos diz que, o coletivo pode ser mais importante que as partes, então, as conotações, a criatividade, a novidade e a surpresa emergem da estrutura via conexões entre os envolvidos;

f)      O motor da complexidade reconhece que a existência é o resultado do processo de informação;

g)    Temos que autorrenovar, isto é, acompanhar a mudança passo a passo, agindo em sintonia com ela, isto é, a escola tem de reagir como um sistema que se auto-organiza, inteligente o bastante. para processar as informações que chegam com os estudantes e sua comunidade escolar;

h)    Na escola em que todos aprendem, o papel dos docentes, funcionários e gestores será operar na construção de uma teia que estabeleça um contexto adequado para permitir a emergência da criatividade na adaptação e sobrevivência, com base, na primazia da responsabilidade individual e na formação do futuro de cada pessoa;

i)     Os fins e as condições para atingi-los não são fixos nem estáveis. Essas coisas têm que ser vistas como consequências de processos adaptativos (processos de aprendizado);

j)     Os processos permitem à escola responder ao inesperado, isto é, não significa nem impor, nem pressupor resultados ou métodos, pois o futuro é aberto e depende das interações entre os envolvidos;

k)    As adaptações que os professores, gestores e estudantes praticam são sinônimos de aprendizagem, significa o aprender para sobreviver;

l)      São os elementos adaptativos que nos ensinam algo para a vida real;

m)  A criatividade e a aprendizagem consistem em resistir aos processos fechados, seletivos ou padronizados;

n)    Fortalecemos naquilo que nos alimenta, isto é, na evolução e na existência de multiplicidade e variedades, ou seja, a possibilidade de múltiplas escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário