Pedagogia
Quântica
Joaquim Luiz Nogueira
https://gestaodosucesso.blogspot.com/2023/07/por-uma-pedagogia-quantica.html
Nossa função enquanto
professores ou gestores será:
a)
Garantir
a sobrevivência da escola, embutindo nela a competência para lidar com os
estímulos perturbadores da comunidade escolar;
b)
A desordem trazida pelo coletivo torna-se a
fonte da ordem, pois ela, incorpora o processo do crescimento, isto é, uma
ordem sem controle.
c)
No entanto, devem se manter abertos, ou seja,
temos de aprender no desequilíbrio, sobreviver no limite entre ordem e o caos;
d)
Permanecer à espreita, dialogar constantemente
com os envolvidos, buscar uma abordagem geral para atender a complexidade em
que vivemos;
e)
Na teoria da complexidade temos a pesquisa
daquilo que emerge, isto é, a tentativa de entender e explicar as propriedades
do novo em uma abordagem não - linear, cuja afirmação nos diz que, o coletivo
pode ser mais importante que as partes, então, as conotações, a criatividade, a
novidade e a surpresa emergem da estrutura via conexões entre os envolvidos;
f)
O motor
da complexidade reconhece que a existência é o resultado do processo de
informação;
g)
Temos que autorrenovar, isto é, acompanhar a
mudança passo a passo, agindo em sintonia com ela, isto é, a escola tem de
reagir como um sistema que se auto-organiza, inteligente o bastante. para
processar as informações que chegam com os estudantes e sua comunidade escolar;
h)
Na escola em que todos aprendem, o papel dos
docentes, funcionários e gestores será operar na construção de uma teia que
estabeleça um contexto adequado para permitir a emergência da criatividade na
adaptação e sobrevivência, com base, na primazia da responsabilidade individual
e na formação do futuro de cada pessoa;
i)
Os fins e as condições para atingi-los não são
fixos nem estáveis. Essas coisas têm que ser vistas como consequências de
processos adaptativos (processos de aprendizado);
j)
Os processos permitem à escola responder ao
inesperado, isto é, não significa nem impor, nem pressupor resultados ou
métodos, pois o futuro é aberto e depende das interações entre os envolvidos;
k)
As adaptações que os professores, gestores e
estudantes praticam são sinônimos de aprendizagem, significa o aprender para
sobreviver;
l)
São os
elementos adaptativos que nos ensinam algo para a vida real;
m) A
criatividade e a aprendizagem consistem em resistir aos processos fechados,
seletivos ou padronizados;
n)
Fortalecemos naquilo que nos alimenta, isto é, na
evolução e na existência de multiplicidade e variedades, ou seja, a
possibilidade de múltiplas escolhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário