Pedagogia da
Gratidão
Trad.Joaquim
Luiz Nogueira
Fonte:
https://ou-iet.cdn.prismic.io/ou-iet/4e498b2d-4ed4-4991-ae20-e1e0f5975cfd_innovating-pedagogy-2021.pdf
Melhores momentos de
aprendizagem
Melhores momentos de
aprendizagem: a ideia dos melhores momentos de aprendizagem baseia-se no conceito
psicológico de cognitiva absorção, ou 'fluxo', definido como profundo
envolvimento ou imersão em uma atividade ou tarefa, muitas vezes acompanhada de
sentimentos de prazer. Experiência de pessoas neste estado mental e
esses sentimentos quando envolvido em uma atividade que é adequadamente
desafiando suas habilidades nível, resultando em concentração total e foco.
Os melhores momentos de aprendizagem podem resultar em aprendizado profundo e
altos níveis de satisfação, e eles também podem ser particularmente memoráveis.
Eles podem ocorrem em situações envolvendo hands-on atividade e participação, e
eles se encaixam bem com abordagens centradas no aluno que levam
diferenças individuais em aprendizagem em consideração. Dicas de ensino
para criar momentos memoráveis inclui falando sobre os interesses dos alunos,
fazendo perguntas desafiadoras e aceitar que todos os alunos são diferentes.
Ambientes de aprendizagem com tecnologia aprimorada podem ser projetados para criar
oportunidades para o melhor momentos de aprendizagem - por exemplo, através
do uso de dispositivos móveis, baseados em jogos, experiências de
aprendizagem e imersivas, e usando dados de aprendizagem e análises. Novas
maneiras de capturar melhor momentos de aprendizagem podem apoiar a reflexão em
aprender e melhorar o design de tecnologia de aprendizagem. Melhor aprendizagem
momentos também podem ser oportunidades para ‘momentos de ensino’, que são
oportunidades não planejadas que surgem quando um professor sente que os alunos
estão engajados e prontos para absorver alguns insights, como em geral, um
ponto de uma experiência compartilhada
Realidades enriquecidas
É cada vez mais comum
enriquecer a realidade com o uso de tecnologia os vários tipos de realidade que
pode ser misturado. Quando os alunos não podem estar no mesmo lugar ao mesmo
tempo, realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) pode ser
usado para tornar algumas experiências memoráveis compartilhadas possível.
Quando um aplicativo AR é usado, ele sobrepõe informações em nossos
arredores ou objetos ao nosso redor, enquanto a VR fornece uma visão
tridimensional do ambiente com o qual os alunos podem interagir. Essas
realidades enriquecidas estendem que é possível na educação o treinamento
para fornecer experiências novas e dinâmicas que envolvam os alunos
imediatamente. Elas também abrem oportunidades que não são disponíveis
na sala de aula, como explorar lugares que seriam difíceis, perigosos ou
impossível de visitar por um aluno - a superfície de Marte ou o dentro de um
vulcão, por exemplo. Com AR e VR, os alunos podem interagir e trabalhar
juntos, manipulando o virtual objeto e movendo-se pelo cenário juntos.
Essas formas de engajamento podem apoiá-los na compreensão de conceitos,
praticando habilidades e realizando várias tarefas ou procedimentos.
Enriquecidos realidades agora são usadas em muitos contextos incluindo clínicos
e médicos, configurações, treinamento de segurança com o professor. Treinamento
e uso em pequena escala de enriquecido da realidade que está ao alcance dos
alunos com acesso a um smartphone adequado e uma boa conexão com a Internet.
Gratidão como pedagogia
Gratidão envolve o
reconhecimento de o que as pessoas têm ou recebem como ação consciente e pode
querer dar de volta de alguma maneira. Quando aplicado em um contexto
acadêmico, a gratidão pode ajudar alunos para melhorar as relações aluno-aluno;
isto aluno-professor e pode ajudá-los a ter mais consciência de seu ambiente de
sua aprendizagem e de aumentar a compreensão e o foco em seus estudos.
Também pode melhorar
a saúde mental e o bem-estar de alunos e professores - por exemplo, os alunos
melhoram sua capacidade de permanecer resiliente enquanto enfrenta dificuldades
de aprendizagem. Uma abordagem prática para implementar a gratidão como uma
pedagogia envolve perguntar aos professores e os alunos para examinem
suas atitudes antes de começar a ensinar ou aprender e durante as
atividades de aprendizagem.
Mais
reflexão detalhada pode trazer consciência de quaisquer atitudes negativas
em relação a certos tópicos ou atividades de aprendizagem. Estas são então
analisadas e substituídas por elementos de gratidão. Alunos relataram estar
mais engajado e menos distraído, tendo grande motivação para aprender, e ter
maior confiança e uma compreensão mais profunda dos conceitos. A gratidão
como pedagogia tem sido cada vez mais incluída no desenvolvimento profissional
de professores de escola, usado na educação infantil e explorado na prática
médica.
Refletindo sobre a
atitude para melhorar o bem-estar e o aprendizado
Introdução
Gratidão, quando
considerada como pedagogia e não como uma emoção, é uma abordagem para
aprendizagem e ensino que envolve ativamente o reconhecimento do que temos
ou recebemos e a ação consciente de querer retribuir de alguma forma.
Gratidão é normalmente expressa em relação a alguém ou por algo. Quando
aplicado em um contexto acadêmico, pode ajudar os alunos a melhorar
relacionamentos aluno-professor e aluno-aluno, pode ajudá-los a ser mais ciente
de seu ambiente de aprendizagem e pode aumentar sua compreensão e foco em seus
estudos. Pesquisa na faculdade os alunos descobriram que praticar a gratidão
dentro da aprendizagem indicou um aumento nos alunos da capacidade de se concentrar
na aula e permanecer resiliente enquanto enfrenta dificuldades na
aprendizagem.
Aplicando a gratidão
como uma pedagogia na sala de aula também pode melhorar a saúde mental e o
bem-estar de alunos e professores. Por exemplo, um estudo de professores
universitários descobriu que praticar a gratidão como uma abordagem na sala de
aula fez com que os professores fossem mais capacitados para lidar com o
estresse e encontrar calma, e isso melhorou seu bem-estar. É possível que
esta abordagem de ensino e aprendizagem poderia ser ainda mais relevante em
tempos de adversidade como ainda estamos lutando com o impacto da Covid-19 na
aprendizagem dos alunos e no bem-estar e mental dos alunos e saúde de
professores
Colocando em prática
Uma abordagem
prática para implementar a gratidão em aprender e ensinar envolve a criação de
um "estado de preparação” onde professores e alunos são convidados a
preparar e examinar sua atitude antes de iniciar sua aprendizagem e durante as
atividades de aprendizagem. Este estado ajuda os indivíduos a se tornarem
cientes do tipo de atitude que eles mantêm (negativa ou positiva) e o impacto
que isso pode ter sobre sua aprendizagem, e no ensino, no caso de professores.
Criando um estado de preparação antes e durante as atividades de aprendizagem,
os alunos e os educadores podem ser encorajados a ser mais ciente da
aprendizagem que está ocorrendo e aqueles envolvidos no processo.
Este estado pode ser
desenvolvido quando os alunos e os professores são convidados a refletir sobre um
determinado tópico de aprendizagem ou atividade usando os seguintes elementos: pensamentos,
palavras, emoções, conversa interna e estado físico. Elas também são
solicitadas a usar dois diferentes ângulos: primeiro, olhe para esses
elementos opostos de gratidão, que muitas vezes é reclamação, insatisfação
e direitos; e, em seguida, olhar para os elementos novamente de um ponto de
vista de gratidão. Enquanto reflete, os alunos são solicitados a fazer
anotações ou completar uma amostra. Esta reflexão tem potencial para trazer
consciência do negativo predeterminado, atitudes e comportamentos em
relação a certos tópicos ou atividades de aprendizagem. O negativo as atitudes
são então analisadas e substituídas por elementos de gratidão, trazendo
um estado de consciência, presença e apreciação entre alunos e
professores. Alunos que se envolveram nesta abordagem relataram ser mais focado
e menos distraído, tendo grande motivação para aprender, aumentando a
confiança e uma compreensão mais profunda de conceitos.
A gratidão também
pode ser aplicada como uma tarefa de avaliação. Um estudo australiano foi
conduzido para melhorar o ensino da alfabetização com professores em formação,
de maneiras que valorizavam seus relacionamentos com alunos do ensino médio
eles estavam ensinando, usando notas de agradecimento. Os professores
pediram aos alunos que escrevessem ou desenhassem uma nota de gratidão
sobre um tópico ou atividade de aprendizagem sendo avaliados. Os alunos foram
solicitados a refletir sobre o conteúdo explorado, quanto eles pensaram que
aprenderam, houve a melhoria em sua relação com a escola secundária, pelo
que eles eram gratos e estratégias de como eles poderiam retribuir outros,
inclusive para suas profissões, uma vez que graduado. Esta abordagem tem
potencial para melhorar a relação professor-aluno, apreciação do aprendizado
ocorrendo e futuras aplicações da aprendizagem.
Quando integrado aos
processos de ensino, a gratidão pode apoiar o foco e a resiliência no
aprendizado. Um grupo de 50 estudantes universitários dos EUA foram
convidados a refletir sobre suas experiências e considerar a gratidão ao longo
de três meses. Os alunos receberam textos periódicos lembretes três
vezes por semana perguntando a eles para ter tempo para refletir sobre sua
classe (antes da aprendizagem) e práticas de aprendizagem (no final de cada
semana), e pensar sobre seus educadores (no meio de cada semana). Participantes
foram convidados a realizar a prática informalmente ou escrevendo em um diário.
Estes alunos relataram um aumento na habilidade de focar na aula e permanecer
resiliente enquanto enfrentavam dificuldades na aprendizagem.
Desenvolver um diário
de gratidão também pode ajudar alunos e professores para melhorar a
aprendizagem e ensino, respectivamente. Após o final de um dia ou semana, os
professores podem perguntar aos alunos e escrever em seu diário pessoal três
boas coisas relacionadas ao seu aprendizado. Professores sabiam usar o
diário de maneira semelhante e tomar nota de três coisas que aconteceram em seu
ensino durante o dia ou semana que eles são gratos para dedicar tempo para o
diário de gratidão, atividade que é importante, por exemplo, horários de ensino
que pode ser apertado. Desta forma, alunos e professores valorizam o tempo e a oportunidade
de apreciar o que foi aprendido e ensinado e as pessoas envolvidas no
processo.
Desafios
Implementar gratidão
na aprendizagem e ensinar pode ser desafiador. Aqui estão alguns dos principais
desafios, professores e outros praticantes podem enfrentar ao praticar gratidão
conforme identificado por Howells:
- Sistêmica -
quando os praticantes possuem prioridades e pressões, na qual, devem se
concentrar, isto é, em tarefas administrativas baseadas em processos, deixando
muito pouco tempo para gastar com seus próprios desenvolvimentos profissional e
em inovação no ensino.
• Conceitual -
quando os profissionais veem a gratidão como uma prática que depende de seu
estado ou humor. É importante (mas difícil) pensar sobre gratidão mesmo
quando as coisas não saiam como planejado - por exemplo, às vezes de
adversidade. Isso não deve distorcer a situação, mas deve construir
resiliência.
• Reciprocidade
- refere-se a um professor com falta de motivação para aplicar gratidão quando
alunos ou colegas não são capazes de oferecer de volta. Enquanto praticar a
gratidão deve significar que não há expectativa de obter qualquer coisa em
troca, isso pode ser difícil para alcançar ou manter.
A gratidão, e como
ela se expressa, pode ser influenciada por valores culturais e sociais, que
sugere que a gratidão é uma pedagogia que pode ser adotada mais ou menos
prontamente em diferentes países ou configurações.
Conclusões
A gratidão como
pedagogia traz benefícios para alunos e professores. Pode aumentar engajamento,
conexão, foco e compreensão dos conceitos que estão sendo aprendidos. Pode
melhorar a relação entre professores e alunos, para que aumentem a apreciação
do que está sendo aprendido, e o que e quem está envolvido no processo de
aprendizagem, incluindo pessoas e conteúdo. Gratidão como pedagogia pode
criar um estado de preparação e consciência sobre a aprendizagem dentro e fora
da sala de aula, incluindo ambientes online.
Expressando gratidão por alguém ou algo
assim, alunos e professores podem melhorar o bem-estar e
acalmar em meio ao estresse. A gratidão na educação também pode ser usada
para aumentar a inclusão e a diversidade no ensino e aprendizagem, para melhorar
o aluno de doutorado - relacionamentos entre supervisor e mentor-pupilo, e para
construir resiliência, confiança e desempenho de atletas de elite. Tem sido
cada vez mais incluído no desenvolvimento profissional de professores de
escola, usado em educação infantil e explorada como um suporte adicional para
pacientes com câncer. Como bem-estar e saúde mental são considerados
amplamente dentro da educação, é uma pedagogia que pode ser altamente relevante
no presente e em um futuro próximo. Suas aplicações são amplas e variadas e os
resultados podem ser poderosos.
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