Joaquim Luiz Nogueira
Falar das obras de Oscar Niemeyer
nesse momento significa compartilhar de parte do que representou para a mente
humana suas obras. Como historiador, vou descrever sobre a importância da Catedral
de Brasília, enquanto símbolo urbano, segundo uma visão junguiana:
“ Hoje em dia, um número cada vez mais de pessoas, sobretudo
as que vivem nas grandes cidades, sofre de uma terrível sensação de vazio e tédio, como se estivesse
à espera de algo que nunca acontece. Cinema, televisão, espetáculos esportivos
e agitações políticas podem distraí-las por
algum tempo mas, exaustas e desencantadas, acabam sempre voltando ao deserto de suas próprias
vidas” (FRANZ, in JUNG, p.282).
A construção de Brasília sob o símbolo de
sua Catedral buscou levar a esse projeto de cidade a ideia de equilíbrio, numa
tentativa de que as pessoas pudessem
orientar as suas vidas de forma menos instintiva, isto é, não movidas
simplesmente por imagens emocionais, excitações sexuais e devaneios excessivos:
“Os sentimentos de tédio e apatia de que
sofrem hoje os habitantes das grandes cidades (...) O alvo supremo de tal busca
é a formação de um relacionamento harmonioso e equilibrado com o self. A
mandala circular retrata esse equilíbrio perfeito – encarnado na estrutura da
moderna Catedral de Brasília” ( FRANZ, in JUNG, p.283).
Numa visão mais primitiva, segundo Franz, as orientações de xamãs e feiticeiros, seriam
para que as pessoas de suas tribos não se deixassem dominar por impulsos
instintivos ou sexuais, já que poderiam
perder o equilíbrio que vinha do
centro regulador de sua alma. Neste sentido, podemos apresentar o desenho
circular que predomina a Catedral como uma tentativa de restauro da receptividade
na consciência dos futuros habitantes desta nova cidade. Vejamos como Jung define o
círculo:
“(...)
Jung usou a palavra de origem hindu mandala (círculo mágico) para designar esse tipo de estrutura, que é
uma representação simbólica do “átomo nuclear” da mente humana – cuja essência não
conhecemos” FRANZ, in JUNG, p.285).
A estrutura da Catedral, segundo essa visão da
mandala (círculo) buscava restabelecer o
equilíbrio, algo que já estava evidente nas outras grandes cidades do Brasil e do mundo, isto é, certo desequilíbrio interior das pessoas em
relação ao vazio e o tédio, provocado pelas grandes metrópoles.
Fonte:JUNG, Carl G. - O Homem e seus símbolos
Fonte:JUNG, Carl G. - O Homem e seus símbolos
Nenhum comentário:
Postar um comentário