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sábado, 5 de novembro de 2011

Teoria do enxame e suas variantes no mundo humano

Joaquim Luiz Nogueira

De acordo com o BLOG http://aimotion.blogspot.com “A inteligência coletiva é uma propriedade de sistemas compostos por agentes não (ou pouco) inteligentes com capacidade individual limitada, capazes de apresentar comportamentos coletivos inteligentes. Tais comportamentos seguem as seguintes propriedades: Proximidade (...)Qualidade(...) Diversidade(...) Estabilidade(...) Adaptabilidade”

Esses conceitos também podem ser aplicados em locais como a escola ou a sociedade e, mesmo assim, será muito difícil identificar os rumos da inteligência coletiva das pessoas: na universidade parte querem polícia e outros gritam “fora polícia!” na escola normal, parte querem estudar e outros paquerar, ouvir músicas e assim por diante. Vejamos algumas possibilidades do mundo da educação com os conceitos citados acima:

  • Proximidade: Os alunos devem ser capazes de interagir entre eles, professores, funcionários, Direção, reitoria, policiais , grupos externos; etc.
  • Qualidade: Os alunos devem ser capazes de avaliar seus comportamentos e os dos outros que eles conhecem de forma individual e coletiva.
  • Diversidade: Permite aos alunos reagirem a situações inesperadas com comportamentos inéditos e imprevisíveis.
  • Estabilidade: Nem todas as variações ambientais da escola ou da sociedade afetam o comportamento de todos, alguns não são afetados.
  • Adaptabilidade: Capacidade de se adequar a variações ambientais elaboradas pela escola, universidade e sociedade.

Sendo o espaço escolar o lugar da diversidade, e porque não dizer, da inteligência coletiva, logo com capacidade individual humana ilimitada, podem esperar grandes transformações, inéditas e imprevisíveis, fruto da experiência individual e coletiva.
Se o objetivo das formigas, abelhas e pássaros, tem como prioridade diminuir o tempo gasto entre suas casas e o alimento, cujos esforços do bando, enxame ou formigueiro se mobilizam. Qual seria a prioridade num espaço escolar ou em uma Universidade? Poderemos ver uma ponte humana algum dia em nome do conhecimento?

Parece que a necessidade que comanda os enxames, os bandos de aves e o formigueiro, com certeza não é a mesma das multidões humanas, principalmente pelo respeito a certas hierarquias de valores entre os insetos: rainhas, operários, zangões etc. Nós humanos temos como uma das hierarquias o capital, isto é, o poder aquisitivo.
Na multidão de um grande espetáculo ou no engarrafamento do trânsito, alguns conseguem privilégios, destacando-se das massas, mas não sem apoio das mesmas. Tudo indica que há certa simbiose entre o sucesso de alguns e a vontade coletiva.

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