
De acordo com o BLOG  http://aimotion.blogspot.com   “A inteligência coletiva é uma propriedade de sistemas compostos por agentes não (ou pouco) inteligentes com capacidade individual limitada, capazes de apresentar comportamentos coletivos inteligentes. Tais comportamentos seguem as seguintes propriedades: Proximidade (...)Qualidade(...) Diversidade(...) Estabilidade(...) Adaptabilidade” 
  Esses conceitos também podem ser aplicados em locais como a  escola ou a sociedade e, mesmo assim, será muito  difícil identificar os rumos  da inteligência coletiva das pessoas: na universidade parte querem polícia e outros gritam “fora polícia!” na escola normal,  parte querem estudar e outros paquerar, ouvir músicas  e assim por diante. Vejamos algumas possibilidades do mundo da educação com os conceitos citados acima:
- Proximidade:      Os alunos devem ser capazes de interagir entre eles, professores,      funcionários,  Direção, reitoria,      policiais , grupos externos; etc. 
 
- Qualidade:      Os alunos devem ser capazes de avaliar seus comportamentos e os dos outros      que eles conhecem de forma individual e coletiva.
 
- Diversidade:      Permite aos  alunos reagirem  a situações inesperadas com      comportamentos inéditos e imprevisíveis.
 
- Estabilidade:      Nem todas as variações ambientais da escola ou da sociedade afetam o      comportamento de todos, alguns não são afetados.
 
- Adaptabilidade:      Capacidade de se adequar a variações ambientais elaboradas pela escola,      universidade e sociedade. 
 
    Sendo o espaço escolar o lugar da diversidade, e porque não dizer, da inteligência coletiva, logo com capacidade individual humana ilimitada, podem esperar grandes transformações, inéditas e imprevisíveis, fruto da experiência individual e coletiva.
  Se o objetivo das formigas, abelhas e pássaros, tem como prioridade diminuir o tempo gasto entre suas casas e o alimento, cujos esforços do bando, enxame ou formigueiro se mobilizam. Qual seria a prioridade num espaço escolar ou em uma Universidade? Poderemos ver uma ponte humana algum dia em nome do conhecimento? 
     Parece que a necessidade que comanda os enxames, os bandos de aves e o formigueiro, com certeza não é a mesma das multidões humanas, principalmente pelo respeito a certas hierarquias de valores entre os insetos: rainhas, operários, zangões etc. Nós humanos temos como uma das hierarquias o capital, isto é, o poder aquisitivo.
   Na multidão de um grande espetáculo ou no engarrafamento do trânsito, alguns conseguem privilégios, destacando-se das massas, mas não sem apoio das mesmas. Tudo indica que há certa simbiose entre o sucesso de alguns e a vontade coletiva.  
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