Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Uma viagem histórica na leitura semiótica da imagem do Guaraná Cruzeiro

Prof. Joaquim Luiz Nogueira 

Muito interessante, uma coleção de latas com imagens históricas de regiões diferentes do Brasil e como historiador e semioticista, não resisti a imagem abaixo, assim que me despontou em uma prateleira de supermercado. A imagem me lembrou a Revista O Cruzeiro e suas Capas dos anos 1930, cujas mulheres estampavam a maioria das capas. 

A imagem retrata uma cena inédita, ficção, montagem ou realidade, isto não vamos discutir. O que nos interessa é a leitura deste texto imagético, cuja cena nos mostra duas mulheres sentadas em uma praia e que pelo plano de fundo denota o relevo carioca. No entanto, o traje de banho nos remete aos anos 1930, quando o corpo feminino se despontava nas mídias impressas e no cinema americano como forma de atração para divulgar todo tipo de produto advindo da nova produção industrial pós - crise de 1929 nos Estados Unidos. 

A imagem mostra duas mulheres no ambiente de praia e ambas concentradas na leitura de uma revista, cuja capa também estampa um rosto feminino, com traços no penteado semelhante a moda da Europa, diferente ao estilo da mulher que vê a revista. A outra, sentada ao seu lado, apresenta um chapéu, estilo das musas do cinema americano e que se concentra na leitura, deixando o observador apenas o percurso de suas pernas, que ocultam o possível objeto de sua atenção.
Outra leitura dessa imagem mostra a cena das mulheres, cujos pés exibem calçados bem fechados, como se a intenção de correr para as ondas, talvez não seria intenção destas damas, mas suas posturas apontavam o desejo  de apresentar um novo ambiente para uma nova sociedade que surgia a partir da moda européia e do cinema americano.

Fonte:
http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6615

 http://www.newagebebidas.com.br/noticias/ver/33 

Nenhum comentário:

Postar um comentário