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terça-feira, 4 de agosto de 2009

O Julgamento de um educador

Joaquim Luiz Nogueira

De acordo com Edgar Morin, em seu livro denominado de “O Método V.4 – as idéias”, o conceito de paradigma incorpora o nosso pensamento segundo as culturas científica e humanitária. Caro educador (a) verifique nos conceitos abaixo o que é mais importante no momento de julgamento ou avaliação de seus alunos (as):

Cultura científica

Cultura Humanitária

Mecanicistas

Confusão, agitação e movimento

Materialistas

Espírito, alma e coração

Deterministas

Liberdade e livre-arbítrio

Harmônicos

Desarmônicos, discordantes

Ordem, unidade e hierarquias

Desordem e divergência

Simplicidade

Complexidade

Individualismo, especialização

Pluralidade, multiplicidade

Objetividade

Subjetividade

Imaginação teórica

Empirismo e respeito aos fatos

Racionalismo com leis do universo

Acaso, imprevisibilidade

Rejeição da subjetividade

Incorporação da subjetividade

Crítica como fonte de progresso

Reconhecimento das fragilidades

Fechamento, isolamento e clareza

Abertura, incerteza e interrogação

Eliminação do não mensurável

Diálogo com o real, o outro e conosco

A contradição como erro

Admissão das possibilidades

Extrair, operacionalizar e controlar

Mediação das palavras, idéias, teorias

Se você usar mais elementos da cultura humanitária, significa que a modernidade ocidental ainda não dominou você totalmente, mas provavelmente terá problemas ao colocar suas idéias com outros colegas. Assim, a saída, muitas vezes, será assumir interiormente uma postura e colocar em prática uma versão ocidental de objetividade racionalidade e clareza. Afinal, todos devem compreender e obedecer?

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