Joaquim Luiz Nogueira
De acordo com Edgar Morin, em seu livro denominado de “O Método V.4 – as idéias”, o conceito de paradigma incorpora o nosso pensamento segundo as culturas científica e humanitária. Caro educador (a) verifique nos conceitos abaixo o que é mais importante no momento de julgamento ou avaliação de seus alunos (as):
Cultura científica | Cultura Humanitária |
Mecanicistas | Confusão, agitação e movimento |
Materialistas | Espírito, alma e coração |
Deterministas | Liberdade e livre-arbítrio |
Harmônicos | Desarmônicos, discordantes |
Ordem, unidade e hierarquias | Desordem e divergência |
Simplicidade | Complexidade |
Individualismo, especialização | Pluralidade, multiplicidade |
Objetividade | Subjetividade |
Imaginação teórica | Empirismo e respeito aos fatos |
Racionalismo com leis do universo | Acaso, imprevisibilidade |
Rejeição da subjetividade | Incorporação da subjetividade |
Crítica como fonte de progresso | Reconhecimento das fragilidades |
Fechamento, isolamento e clareza | Abertura, incerteza e interrogação |
Eliminação do não mensurável | Diálogo com o real, o outro e conosco |
A contradição como erro | Admissão das possibilidades |
Extrair, operacionalizar e controlar | Mediação das palavras, idéias, teorias |
Se você usar mais elementos da cultura humanitária, significa que a modernidade ocidental ainda não dominou você totalmente, mas provavelmente terá problemas ao colocar suas idéias com outros colegas. Assim, a saída, muitas vezes, será assumir interiormente uma postura e colocar em prática uma versão ocidental de objetividade racionalidade e clareza. Afinal, todos devem compreender e obedecer?
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