1) Instrumento para apontar falhas no processo educativo
das escolas (contextualização)
Joaquim Luiz Nogueira
Contextualizar
é fazer leituras da realidade presente em determinado espaço, por exemplo, uma
escola. Neste local temos diversas mentalidades, frente a diferentes
exterioridades.
Cada psique faz leituras diferentes desta
exterioridade, resultado de diversos cotidianos vividos. Trata-se de muitos cliques, que semelhantes a disparos
fotográficos, registram diferentes visões da escola, segundo o olhar de cada
individuo.
No entanto, contextualizar significa:
1) mostrar os diversos pontos de vistas, cujo movimento e os rumos dos mesmos dependem da criatividade que geram as correntes, e estas, criam os fatos.
1) mostrar os diversos pontos de vistas, cujo movimento e os rumos dos mesmos dependem da criatividade que geram as correntes, e estas, criam os fatos.
2)
Auxiliar os professores retomarem suas
práticas constantemente de acordo com o dia-a-dia dos alunos;
3)
Reveladora das funções analítica (identificadora das necessidades), formativa (
sensibilizadora de olhares) e somativa (classificatória);
4)
Direcionar e aprimorar o trabalho pedagógico na escola;
5)
Agregar e desenvolver valores na escola e na sociedade;
6)
Identificar conhecimentos construídos pelos alunos de acordo com suas experiências
cotidianas;
7)
Estabelecer dimensões orientadoras do processo de ensino-aprendizagem;
8)
Identificadora da base para a tomada de decisões na escola;
9) Norteadora
do professor para que ele retome sua prática em sala de aula;
10)
Reveladora dos conhecimentos prévios dos alunos;
11)
Identificadora das causas responsáveis pelas falhas de aprendizagem;
12) Orquestrar a implementação de
recursos na escola;
13)
Informar o nível de aprendizado de cada aluno;
14)
Ajudar o aluno a construir soluções próprias;
15)
Problematizar situações que levem o
aluno a construir de acordo com seu contexto
histórico, social e político;
16)
Buscar igualdade entre educador e
educando;
17) Instrumento
de troca de experiência e aprendizagem;
18) Estabelece o elo entre sociedade e a escola;
19)
Isolar a presença do autoritarismo e da
arbitrariedade;
20)
Dinamizar oportunidades de ações
reflexivas acerca do mundo;
21)
Formar seres críticos libertários e participativos;
22)
Reveladora do nível de desempenho do
aluno na forma de sua constatação da
realidade;
23)
Comparadora da realidade do aluno com aquilo que é importante no processo educativo enquanto qualidade pretendida pela
demanda do mercado;
Fonte:
http://www.pedagogia.com.br/artigos/funcoes_avaliacao/
Acesso em 23/04/15.
JUNG,
Carl. O Homem e seus símbolos;
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