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quinta-feira, 23 de abril de 2015

Vinte e três motivos para refletir a Contextualização e a Avaliação Escolar

1) Instrumento para apontar falhas no processo educativo das escolas (contextualização)
Joaquim Luiz Nogueira

Contextualizar é fazer leituras da realidade presente em determinado espaço, por exemplo, uma escola. Neste local temos diversas mentalidades, frente a diferentes exterioridades.
   Cada psique faz leituras diferentes desta exterioridade, resultado de diversos cotidianos vividos. Trata-se  de muitos cliques, que semelhantes a disparos fotográficos, registram diferentes visões da escola, segundo o olhar de cada individuo.
    No entanto, contextualizar significa:
          1)  mostrar os diversos pontos de vistas, cujo movimento e os rumos dos mesmos dependem da criatividade que geram as correntes, e estas, criam os fatos.
2) Auxiliar os professores retomarem  suas práticas constantemente de acordo com o dia-a-dia dos alunos;
3) Reveladora das funções analítica (identificadora das necessidades), formativa ( sensibilizadora de olhares) e somativa (classificatória);
4) Direcionar e aprimorar o trabalho pedagógico na escola;
5) Agregar e desenvolver valores na escola e na sociedade;
6) Identificar conhecimentos construídos pelos alunos de acordo com suas experiências cotidianas;
7) Estabelecer dimensões orientadoras do processo de ensino-aprendizagem;
8) Identificadora da base para a tomada de decisões na escola;
9) Norteadora do professor para que ele retome sua prática em sala de aula;
10) Reveladora dos conhecimentos prévios dos alunos;
11) Identificadora das causas responsáveis pelas falhas de aprendizagem;
12) Orquestrar a  implementação de recursos  na escola;
13) Informar o nível de aprendizado de cada aluno;
14) Ajudar o aluno a construir soluções próprias;
15) Problematizar  situações que levem o aluno a construir de acordo com seu contexto  histórico, social e político;
16) Buscar  igualdade entre educador e educando;
17) Instrumento de troca de experiência e aprendizagem;
18) Estabelece o elo entre sociedade  e a escola;
19) Isolar a presença  do autoritarismo e da arbitrariedade;
20) Dinamizar oportunidades de ações  reflexivas acerca do mundo;
21) Formar seres críticos libertários e participativos;
22) Reveladora do nível  de desempenho do aluno na forma de sua constatação  da realidade;
23) Comparadora da realidade do aluno com aquilo que é importante no processo  educativo enquanto qualidade pretendida pela demanda do mercado;  

Fonte:
JUNG, Carl. O Homem e seus símbolos; 

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