Joaquim Luiz Nogueira
Quando somos convidados a fazer um dia de reflexão sobre a qualidade do ensino em nossas escolas brasileiras, logo, pensamos nas dificuldades de trabalhar com alunos, cujo desempenho se encontra muito atrasado em relação da série/ano em que se encontram matriculados, veja este exemplo de uma escola qualquer, segundo o gráfico abaixo:
QUESTÕES
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HABILIDADES
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1
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Compreender as principais
características do sistema decimal: significado da base e do valor
posicional.
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2
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Conhecer as características e
propriedades dos números naturais: significado dos números primos, de
múltiplos e de divisores.
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3
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Saber realizar operações com números
naturais de modo significativo (adição, subtração, multiplicação, divisão,
potenciação).
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4
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Saber realizar operações com números
naturais de modo significativo (adição, subtração, multiplicação, divisão,
potenciação).
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5
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Saber realizar as operações de adição
e subtração de frações de modo significativo.
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6
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Saber realizar as operações de adição
e subtração de frações de modo significativo.
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7
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Compreender o uso da notação decimal
para representar quantidades não inteiras, bem como a ideia de valor
posicional.
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8
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Saber realizar e compreender o
significado das operações de adição e subtração de números decimais.
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9
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Saber realizar medidas usando padrões
e unidades não convencionais; conhecer diversos sistemas de medidas.
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10
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Saber transformar frações em números
decimais e vice-versa.
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11
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Saber realizar medidas usando padrões
e unidades não convencionais; conhecer diversos sistemas de medidas.
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12
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Conhecer as principais características
do sistema métrico decimal: unidades de medida (comprimento, massa,
capacidade) de transformações de unidades.
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13
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Compreender o significado das frações
na representação de medidas não inteiras e da equivalência de frações.
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Será que para sair de uma situação como esse exemplo acima, não teríamos de refletir sobre algumas regras básicas da Finlândia,vejamos como ´funciona naquele país:
1)Todas as crianças têm
direito ao mesmo ensino. Não importa se é o filho do premiê ou do porteiro.
2)Todas as escolas são
públicas, e oferecem, além do ensino, serviços médicos e dentários, e também
comida.
3) Os professores são
extraídos dos 10% mais bem colocados entre os graduados.
4) As crianças têm um
professor particular disponível para casos em que necessitem de reforço.
5) Nos primeiros anos de
aprendizado, as crianças não são submetidas a nenhum teste.
6) Os alunos são instados
a falar mais que os professores nas salas de aula. (Nos Estados Unidos, uma
pesquisa mostrou que 85% do tempo numa sala é o professor que fala.)
Fonte: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/por-que-a-finlandia-esta-fascinando-o-mundo-com-seu-sistema-de-educacao/
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