Prof. Joaquim Luiz Nogueira
“A modernidade é a
ideia de um sujeito histórico,
a ideia do progresso, a ideia da revolução,
a ideia da humanidade e o ideal da ciência” Badiou
a ideia do progresso, a ideia da revolução,
a ideia da humanidade e o ideal da ciência” Badiou
Segundo os Princípios
Básicos, recomendados pela CGEB (Boletim
N.11/2014), nos materiais indicados para as intervenções pedagógicas, junto aos
alunos com dificuldades de aprendizagem diagnosticadas em Provas de Avaliação em processo, todas as ações devem nortear:
-
Diversidade cultural
- Respeito
aos Direitos Humanos;
-
Inclusão Social
A
escola deve mapear as necessidades com base em percentuais da AAP
(avaliação da aprendizagem em processo) e rever os seguintes conceitos:
- Conceitos de letramento;
- Letramentos
múltiplos;
-
Conceito literário;
-
Conceito cinematográfico;
-
Conceito televisivo,
-
Conceito musical;
- Conceito
imagético;
- Conceito
digital;
-
Mundo do trabalho;
-
Das comunidades.
Direcionar
com procedimentos e estratégias de leitura e escrita o foco do trabalho de
todas as Disciplinas sobre as capacidades dos alunos de:
Expressão
|
Equivalência
|
Compreensão
|
Ordem
|
Argumentação
|
Proporcionalidade
|
Proposição
|
Medida
|
Contextualização
|
Aproximação
|
Abstração
|
Problematização
|
Otimização
|
Todas
são situações de aprendizagem e de possíveis intervenções pedagógicas para:
-
Criar outras condições que facilitem o processo de ensino aprendizagem;
-
Aprimorar o conhecimento estudando e
pesquisando;
-
Trocar experiências entre colegas e alunos;
-
Transformar as práticas cotidianas;
-
Desenvolver atividades a partir da leitura do cotidiano, produzindo textos
cujos conteúdos estejam além do espaço
escolar.
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