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quinta-feira, 24 de julho de 2014

Sugestões de intervenções Pedagógicas para alunos com dificuldades de aprendizagem.

Prof. Joaquim Luiz Nogueira

“A modernidade é a ideia de um sujeito histórico,
a ideia do progresso, a ideia da revolução,
a ideia da humanidade e o ideal da ciência”  Badiou  

Segundo os Princípios  Básicos, recomendados pela CGEB (Boletim N.11/2014), nos materiais indicados para as intervenções pedagógicas, junto aos alunos com dificuldades de aprendizagem diagnosticadas em  Provas de Avaliação em processo, todas as ações devem nortear:
- Diversidade cultural
- Respeito aos Direitos Humanos;
- Inclusão Social
A escola deve mapear as necessidades com base em percentuais  da  AAP (avaliação da aprendizagem em processo) e rever os seguintes conceitos:
 - Conceitos de letramento;
- Letramentos múltiplos;
- Conceito literário;
- Conceito cinematográfico;
- Conceito televisivo,
- Conceito musical;
- Conceito imagético;
- Conceito digital;
- Mundo do trabalho;
- Das comunidades.
Direcionar com procedimentos e estratégias de leitura e escrita o foco do trabalho de todas as Disciplinas sobre as capacidades dos alunos de:
Expressão
Equivalência
Compreensão
Ordem
Argumentação
Proporcionalidade
Proposição
Medida
Contextualização
Aproximação
Abstração
Problematização

Otimização

Todas são situações de aprendizagem e de possíveis intervenções pedagógicas para:
- Criar outras condições que facilitem o processo de ensino aprendizagem;
- Aprimorar  o conhecimento estudando e pesquisando;
- Trocar experiências entre colegas e alunos;
- Transformar as práticas cotidianas;

- Desenvolver atividades a partir da leitura do cotidiano, produzindo textos cujos conteúdos estejam  além do espaço escolar. 

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