Joaquim Luiz Nogueira
Sabemos que algumas intervenções devem ser feita no decorrer do ano letivo e caso, não seja possível a aplicação das mesmas, todo o processo estará condenado ao fracasso. E se esses passos forem realizados com sucesso, não haverá talvez a necessidade de reprovar a criança durante o percurso. Veja abaixo os passos a serem acompanhados pelos gestores:
1º Rever se está sendo
assegurado ao aluno em situação de dificuldade de aprender, um ensino a partir
de seus conhecimentos prévios;
2º Verificar se está tendo intervenções
pedagógicas em ações de reforço e recuperação contínua por
parte das disciplinas;
3º Observar se os
conhecimentos não apropriados pelos alunos estão fazendo parte de intervenções pedagógicas
pelos docentes;
4º Averiguar se os pais e
responsáveis estão sendo orientados sobre como acompanhar as aprendizagens já
conquistadas pelos alunos;
5º Lembrar se foram oferecidos
aos alunos os processos de alfabetização e letramento nas diversas formas de
expressão;
6º Conferir se o tempo de
aprendizagem está condizente com as características individuais dos alunos e suas
condições sociais em relação ao trabalho escolar centrado em aprendizagem
contínua;
7º Analisar se está sendo
dada ênfase na organização e produção escrita, em consonância com a norma
padrão e com conteúdos desenvolvidos nas diferentes áreas de conhecimento;
8º Conferir se as condições
pedagógicas estão sendo asseguradas para que ocorram as aprendizagens escolares
necessárias para os alunos dos 6º anos;
9º Rever se o acompanhamento
e a avaliação das aprendizagens de cada aluno estão ocorrendo de forma contínua
e concomitante aos processos de ensino e de aprendizagem, sistematizados pelos
professores;
10º Notar se o ensino
oferecido está propiciando significativa aprendizagem para os alunos e se há
implementação de metodologias de trabalho adequada com ações
didático-pedagógicas que possam
enfrentar vulnerabilidades operacionais.
Fontes:
Resolução SE N 74, de 8 de novembro de 2013
Resolução SE N 03/2013
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