De acordo com o publicitário
Sérgio Amado, entrevistado pela Folha de S. Paulo na Revista
Folha Top of Mind 2012, a
chamada qualidade criativa pode se apresentar de forma que “ o que é ótimo para um pode não agradar
outro”. Desse modo, enfatiza o publicitário “o bom profissional é aquele que não
tem os vícios da profissão, isto é, não busca sempre as mesmas fontes”.
Nesse aspecto a Revista Folha Top of Mind 2012 destacou em suas páginas as propagandas
de maior sucesso e os slogans das marcas, com o segredo das agencias
publicitárias para assegurar o top dos produtos, vejamos algumas idéias:
- Para não saturar as
pessoas e a marca “OMO” a agência publicitária esclarece que “deve ter rodízio
de criação e renovação do mesmo”;
- A necessidade de trabalhar
com lema, são defendidos pelos publicitários da “COLGATE” que falam em
necessidade de inovar sempre com um sorriso;
- Na “COCA COLA”, segundo os
idealizadores da marca, ”o desafio é descobrir coisas relevantes para as
pessoas”. De forma semelhante, a propaganda do aparelho de barbear, também nos
fala da necessidade em “evitar se apresentar com a cara de ontem”.
- Segundo os publicitários responsáveis
pelas marcas no ramo de TV por assinaturas, destacam a capacidade para
desconstruir problemas, para que as
pessoas possam ter o reconhecimento de
que nossas soluções fazem a diferença.
- Para o sucesso da marca “REXONA”
seus publicitários enfatizam que “O modo de hoje é proteção e que a marca é como um filho, ela tem personalidade e herança , isto é, quanto mais você conhece, mais você é capaz de
identificar os próximos movimentos.
- A dica dos publicitários que
trabalham com ventiladores está em
comunicar a inovação como a base do sucesso e da manutenção da liderança. Sendo
a missão principal: explicar as inovações
e agregar uma base jovial.
- E para o sucesso da “POUPANÇA” os publicitários trabalham com a
materialização do alto astral, e este, ligado ao futuro. A ideia de trazer o novo, lançar
tendências e estar sempre inovando também foi lembrado pelas agências de
publicidades da “CERVEJA”.
- Para os publicitários da Agência Remix , mais do que entender o cliente, tem de prestar
serviço, enquanto nos esclarecem os responsáveis pela marca “SANSUNG”
de que a aspiração se materializa
no que é possível, ou seja, da
necessidade em conseguirmos fazer as convergências entre diferentes linhas de portfólios.
- Na propaganda do “CARTÂO
DE CRÈDITO”, a equipe publicitária enfatiza a importância de incentivar comportamentos saudáveis por decretos positivos e os publicitários da “BRADESCO
SEGUROS” nos comunicam que as vitórias
são resultados de uma política transparente que busca adequar seus
produtos a todas as classes sociais e a
necessidade dos consumidores
- A “CVC” destaca que quando
as pessoas pensam em fugir, só uma marca passa pela cabeça delas, e que, cuidar
de cada detalhe pode garantir a satisfação do cliente.
- A “SADIA” – fala de estratégias
que vai de encontro com o novo consumidor e as novas tendências, mas com a
ajuda da comunicação deles. Falar
de uma forma que marque as pessoas é a estratégia também usada pelos
publicitários do “EXTRA e CARREFOUR”.
- Os publicitários da “CORAL”
enfatizaram que ao restaurar a pintura das fachadas com ajuda da comunidade,
traz de volta o otimismo. E para
terminar, vamos ficar com as palavras da “COCA COLA e das CERVEJAS” que pregam a necessidade de reinventarmos a
promessa de felicidade e estimularmos as pessoas a se engajarem em atividades associadas a felicidade, em momentos alegres e cômicos.
Joaquim Luiz Nogueira
Professor e escritor, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, graduado em História e Pedagogia, autor dos livros “ saiba como obter sucesso em contextos sociais diferentes e Saiba como as experiências favorecem o sucesso profissional
saiba mais http://jolnogueira.wix.com/gestaodosucesso#!gestarsucesso/mainPage
Professor e escritor, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, graduado em História e Pedagogia, autor dos livros “ saiba como obter sucesso em contextos sociais diferentes e Saiba como as experiências favorecem o sucesso profissional
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