Joaquim Luiz Nogueira
De acordo com Edgar Morin, em seu livro denominado de “O Método V.4 – as idéias”, o conceito de paradigma incorpora o nosso pensamento segundo as culturas científica e humanitária. Caro educador (a) verifique nos conceitos abaixo o que é mais importante no momento de julgamento ou avaliação de seus alunos (as):
| Cultura científica | Cultura Humanitária |
| Mecanicistas | Confusão, agitação e movimento |
| Materialistas | Espírito, alma e coração |
| Deterministas | Liberdade e livre-arbítrio |
| Harmônicos | Desarmônicos, discordantes |
| Ordem, unidade e hierarquias | Desordem e divergência |
| Simplicidade | Complexidade |
| Individualismo, especialização | Pluralidade, multiplicidade |
| Objetividade | Subjetividade |
| Imaginação teórica | Empirismo e respeito aos fatos |
| Racionalismo com leis do universo | Acaso, imprevisibilidade |
| Rejeição da subjetividade | Incorporação da subjetividade |
| Crítica como fonte de progresso | Reconhecimento das fragilidades |
| Fechamento, isolamento e clareza | Abertura, incerteza e interrogação |
| Eliminação do não mensurável | Diálogo com o real, o outro e conosco |
| A contradição como erro | Admissão das possibilidades |
| Extrair, operacionalizar e controlar | Mediação das palavras, idéias, teorias |
Se você usar mais elementos da cultura humanitária, significa que a modernidade ocidental ainda não dominou você totalmente, mas provavelmente terá problemas ao colocar suas idéias com outros colegas. Assim, a saída, muitas vezes, será assumir interiormente uma postura e colocar em prática uma versão ocidental de objetividade racionalidade e clareza. Afinal, todos devem compreender e obedecer?
Nenhum comentário:
Postar um comentário