Pesquisar este blog

domingo, 13 de março de 2011

A crise da ideia de progresso linear


Joaquim Luiz Nogueira
Para entendermos a luta existencial nos dias de hoje, cujo significado é dado com frases como “viver sobre fio de uma navalha” ou “viver na sensação de falta constante de algo”, buscamos nas ideias de Gianni Vattimo, algumas teorias que ele desenvolve no livro “The Transparent Society”, vejamos:

a) O culto do novo e do original – Vattimo, coloca que para superar a ideia de progresso linear, a sociedade pós – moderna criou o culto de valorização de tudo o que é novidade ou original. Assim, temos que inovar constantemente ou reinventar todos os dias.
b) A crise da ideia de progresso linear– Progredir de forma linear como no passado, quando um professor ou um pai dizia a um jovem para estudar, esforçar e trabalhar muito, seria quase certeza de dias melhores, isso não é mais garantia de uma vida melhor.
c) O ideal de homem que veio com a modernidade e a pós-modernidade – Segundo Vattimo, o homem pós- moderno vive focado no ideal, na liberdade e na comunicação. Desse modo, o homem está constantemente procurando algo que não sabe muito bem o que é, mas continua lutando.
d) A sociedade de comunicação ou sociedade da transparência – Vattimo nos fala sobre a ideia de uma sociedade transparente construída pela comunicação, isto é, teoricamente, todo indivíduo ou comunidade poderá ser transparente diante da sociedade de comunicação.
e) Tudo torna-se objeto de comunicação – Nessa sociedade, tudo pode se tornar notícia, mas existe um controle de mídia que insiste na ideia de “Realidade fabricada” , ou seja, a mídia decide o que é importante de acordo com certa afinidade do capital.
f) O mundo Big Brother e a manipulação dos desejos – Na sociedade transparente, os desejos são construídos pela mídia, que acredita ser a realidade, o resultado da comunicação. 

Saiba mais sobre o autor